Bonito, Mato Grosso do Sul - 24 de Abril de 2024
Saúde

Ação entre Semagro, UFMS e farmácias produz 5 mil litros de álcool 70% e 502 litros de álcool glicerinado

Esses produtos são eficientes no combate à infecção pelo Covid-19 e desapareceram do mercado antes mesmo do primeiro caso da doença ter sido confirmado em Campo Grande.

Ketlen da Silva
Em 03 de Abril de 2020 às 15h30
(Divulgação)

Ação conjunta coordenada pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), em parcerias com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e os Conselhos Regionais de Farmácia e Administração, resultou na produção de 502 litros de álcool glicerinado 80% e 5.529 litros de álcool 70%. Esses produtos são eficientes no combate à infecção pelo Covid-19 e desapareceram do mercado antes mesmo do primeiro caso da doença ter sido confirmado em Campo Grande.

A participação da Semagro foi no sentido de articular a parceria e conseguir a doação da matéria prima (álcool 96%) junto à Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul). Dezenas de empresas e pessoas físicas contribuíram com produtos diversos, como glicerina, embalagens, disponibilização de transporte e mão de obra. O secretário da Semagro, Jaime Verruck, classificou o trabalho como excepcional, “uma junção de forças com resultados extremamente positivos para a população”.

A partir de 5 mil litros de álcool com concentração de 96% foram produzidos 5.529 litros de álcool com concentração de 70% e mais 502 litros de álcool glicerinado de concentração 80%, sendo que 100 foram feitos no Laboratório Técnico Farmacêutico (LTF) da UFMS e 400 litros em farmácias de manipulação da cidade associadas à Anfarmag (Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais). Toda a produção será concentrada na universidade, de onde será feita a distribuição para estabelecimentos de saúde. O rótulo traz a informação de “venda proibida”

O álcool etílico glicerinado 80% é produzido a partir de álcool, glicerina, peróxido de hidrogênio e água. A glicerina funciona como hidratante para as mãos, já que a alta concentração de álcool resseca a pele. Já o álcool 70% é usado em limpezas de ambientes e tem concentração ideal para o efeito bactericida devido à presença da água, que facilita a entrada do produto no interior do micro-organismo e também retarda a evaporação, permitindo maior tempo de contato. Nesta concentração o álcool 70% destrói bactérias vegetativas, fungos e vírus envelopados, como o vírus Influenza H1N1 e o novo coronavírus.

Urgência

“Desde o início dessa pandemia, uma das preocupações nossas foi a não disponibilização de álcool gel e álcool 70% no mercado. Para solucionar o problema, uma das grandes parcerias que tivemos foi com o Conselho Regional de Farmácia e a Universidade Federal, que apresentavam condições para produzir esse álcool 70% e o álcool glicerinado que substitui o gel. Essa produção aconteceu tanto nas farmácias como no laboratório da UFMS, que dispõem de profissionais técnicos capacitados”, disse Verruck

O presidente do Conselho Regional de Farmácias, Flávio Shinzato, destaca a urgência em abastecer os estabelecimentos de Saúde com o produto, dado a escassez no mercado, o que justificou a parceria. “O Governo do Estado está atuando de forma eficiente para atender os grandes consumidores dos produtos, os profissionais de saúde que estão na linha de frente do atendimento à população”, expressou o presidente.

O Conselho Regional de Administração também teve papel fundamental apoiando, sobretudo, no gerenciamento dos processos, conforme detalhou Jaime Verruck. “E nossa parceria continua, hoje (1) tive uma reunião com o reitor da UFMS e com o presidente do CRF e vamos continuar atuando. Vamos buscar uma doação ainda maior de matéria prima por parte das usinas para dar continuidade ao trabalho”, afirmou.

Mais álcool

Em outra parceria de sucesso, a Semagro conseguiu doação de álcool 96% e a Cervejaria Bamboa transformou o material em 200 mil litros de álcool volume 70%. Essa produção já foi distribuída pelo governo do Estado para as Secretarias de Saúde de todos os municípios, equipes de vigilâncias sanitárias; laboratórios públicos; unidades de saúde da SESAU; unidades de hemodiálise; equipes de trabalho que atuaram na logística de transporte das embalagens que foram produzidas na UFMS; estabelecimentos de saúde (farmácias e drogarias) que estão participando da campanha de vacinação do Ministério da Saúde/SESAU.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.