Bonito, Mato Grosso do Sul - 25 de Abril de 2024
Polícia

Com bafômetro, números de acidente cai e prisões por embriaguez disparam em Bodoquena

O número de notificações administrativas também aumentou, especialmente relacionadas a motoristas conduzindo veículos sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Ketlen da Silva
Em 28 de Maio de 2020 às 14h39
(Divulgação)

Dados levantados pelo 3º Pelotão de Polícia Militar de Bodoquena mostraram uma queda brusca do número de acidentes de trânsito e aumento de prisões por embriaguez ao volante no Município. A mudança no cenário se deu após a unidade receber equipamento para realização de testes de alcoolemia, um bafômetro.

O equipamento vem auxiliando a polícia na formação do laudo técnico nas abordagens a motoristas há um mês e, conforme a Polícia Militar, nesse período em que o aparelho começou a ser operado já é possível notar um comportamento diferente na população. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve uma queda de 80% dos acidentes de trânsito.

Já o número de prisões e autuações por embriaguez no trânsito cresceu exponencialmente. Em 2019, o batalhão realizou quatro prisões, número que passou a ser registrado por final de semana. De acordo com o comandante do batalhão, tenente André Luiz Leonel, o cenário mudou com a aquisição do equipamento. “Com o bafômetro, passamos a ter uma prova de que o motorista ingeriu álcool, deixando de ser apenas uma avaliação do policial”, explica.

O número de notificações administrativas também aumentou, especialmente relacionadas a motoristas conduzindo veículos sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O bafômetro foi disponibilizado pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) após conversa entre o prefeito Kazu Horii e o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, que atendeu o pedido. A aquisição era uma preocupação da administração, tendo em vista a crescente demanda turística e do aumento do tráfego de veículos principalmente aos finais de semana.

Intensificação nas fiscalizações

A PM tem intensificado as fiscalizações relacionadas à prevenção e repressão de crimes relacionados à embriaguez ao volante. O comandante Leonel ressalta a orientação de não dirigir após a ingestão de álcool. “É importante que cada condutor avalie as consequências e não insista na prática. Além de ser preso ou multado, ele pode colocar a vida de outra pessoa em risco, isso não é brincadeira. A segurança no trânsito depende de todos nós e garantida pelos órgãos de segurança pública conforme o Código de Trânsito Brasileiro e a Constituição Federal em seu Art. 144” finaliza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Polícia
VER TODAS EM POLÍCIA
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.