Bonito, Mato Grosso do Sul - 18 de Novembro de 2025
Geral

Tereré é eleito Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco

O pedido foi feito pelo Ministério da Cultura do Paraguai em 2019. Eleição foi realizada nesta quinta-feira (17).

Com informações de Campo Grande News 
Em 17 de Dezembro de 2020 às 14h34
(Divulgação/Unesco)

O famoso tereré foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade nesta quinta-feira (17) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Reunido por videoconferência, o Comitê de Patrimônio da Unesco, sob a presidência da Jamaica, aprovou o expediente proposto pelo Paraguai. É o primeiro patrimônio imaterial que o Paraguai consegue incluir na lista.

O programa, denominado Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade (ICP), foi instituído em 2008, com a entrada em vigor da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Em março de 2019, a Comissão de Salvaguarda do PCI, chefiada pela Secretaria Nacional da Cultura (SNC), aprovou a promoção da candidatura junto à Unesco, dando início ao processo de imediato, com o apoio de todos os setores envolvidos.

A indicação, denominada “Práticas Tradicionais e Saberes Tereré na cultura Pohã Ñana. Bebida ancestral Guarani no Paraguai ”, não só inclui a cultura do consumo, mas também enfatiza as pessoas que estão envolvidas na produção, comercialização, consumo e transmissão dessa tradição de geração em geração.

"Comemoramos a conquista histórica que significa a declaração como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade (PCI) às 'Práticas Tradicionais e Saberes dos Tereré na Cultura da Pohã Ñana, uma bebida Guarani ancestral do Paraguai' pela UNESCO”, disse o ministro da Cultura, Rubén Capdevila, por meio das redes sociais, logo após o comunicado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Geral
Em 20 de Outubro de 2022 às 16h38
Além do retrato do famoso bruxo de óculos redondos, serão lançadas outras três peças: o trem Hogwarts Express, o professor Albus Dumbledore e a escola de magia e bruxaria de Hogwarts.
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.