Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Março de 2024
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Reimplantação asfáltica na MS-382, em direção a Bonito, garante rodovia de alto padrão

A pista deteriorada pelo intenso tráfego de veículos pequenos e caminhões exigiu a reconstrução de trechos com ondulação, infiltração e buracos, além da instalação de sete blocos de bueiros e galerias para escoamento de água e correção da drenagem.

Com informações de assessoria
Em 11 de Agosto de 2022 às 14h38
(Divulgação)

A implantação da capa asfáltica, em fase de conclusão, revela a qualidade da obra implantada pelo Governo do Estado no trecho reconstruído da rodovia MS-382, entre Guia Lopes da Laguna e Bonito. Motoristas e turistas que trafegam pela via percebem a mudança radical e o alto padrão da pista, que estava deteriorada, e as adequações técnicas para garantir mais segurança e controle de águas pluviais.

A falta de insumos – a Petrobras não tem atendido a demanda de fornecimento de CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo), segundo o setor da construção civil – atrasou a conclusão da obra, porém a empreiteira LCM Construção e Comércio conseguiu estocar material suficiente para finalizar os últimos 11 quilômetros, de um total de 52 quilômetros. Esta semana chegaram quatro carretas com 180 toneladas do produto e o serviço foi retomado.

A restauração do trecho da MS-382 integra o pacote de 11 obras de infraestrutura rodoviária em execução pelo Estado na região considerada eixo da Rota Bioceânica, dentro do Programa Governo Presente, com investimentos de R$ 376 milhões. O pacote prevê a pavimentação e recuperação de 296 km de estradas estaduais, como a ligação asfáltica da mesma MS-382, entre Guia Lopes da Laguna, Maracaju, Antônio João e Ponta Porã, com as MS-270 e MS-166.

“São obras e investimentos que vão contribuir com o turismo e escoamento da produção, melhorando o transporte local e o acesso aos municípios, além de propiciar um trânsito mais seguro para quem trafega pela região”, afirma Reinaldo Azambuja. O governador lembrou que a chegada da infraestrutura também amplia a conexão à Rota Bioceânica, interligando as regiões Sul e Sudoeste à Porto Murtinho, em direção aos portos do Chile, no Pacífico.

A melhoria do tráfego no trecho de 52 quilômetros da MS-382 era uma antiga reivindicação das lideranças políticas e do trade turístico da região da Serra da Bodoquena. Há dois anos, o governador Reinaldo Azambuja finalizou a pavimentação da MS-178 (Estrada do Curê), entre a MS-382 e a BR-060 (sentido Porto Murtinho), e em 2020 entregou 7 km da MS-382, entre Bonito e a entrada para a Gruta do Lago Azul, um dos principais atrativos de Bonito.

A restauração do principal acesso ao destino turístico, a partir de Campo Grande, alcançou grande repercussão na região. O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, disse que o investimento atende o turismo e o agronegócio: “É mais um compromisso sendo cumprido, nos entregando brevemente uma rodovia de alto padrão mundial, com novo sistema de drenagem, passagens de animais e sinalização”, disse.

Para o diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, o Governo do Estado vem cumprindo sua parte no fomento ao turismo regional e aos negócios com a implantação de infraestrutura viária aos principais destinos turísticos, como Bonito e Pantanal. “O acesso é fundamental, fortalece o turismo, gera fluxo e confiabilidade no empresário nesse momento de retomada pós-pandemia”, pontua.

A reimplantação da capa asfáltica entre Guia Lopes da Laguna e Bonito, com camadas de quatro centímetros, e a sinalização viária simultânea deverão ser concluídas em agosto, estima Max Fernandes Oliveira, engenheiro da empresa executora responsável pela obra. Nessa etapa final, estão sendo implementados dois quilômetros por dia de pavimento, em meia pista da rodovia, com interrupção do tráfego por alguns minutos que requer atenção dos motoristas.

A pista deteriorada pelo intenso tráfego de veículos pequenos e caminhões exigiu a reconstrução de trechos com ondulação, infiltração e buracos, além da instalação de sete blocos de bueiros e galerias para escoamento de água e correção da drenagem. O projeto foi dimensionado para a construção de dois drenos longitudinais profundos, de 440m e160m, incluindo reforço à base, com tratamento superficial duplo, e passagem de fauna.

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