Bonito, Mato Grosso do Sul - 1 de Julho de 2022
Geral

Projeto de Jardim é campeão em uma das categorias do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Município garantiu o primeiro lugar em “Sala do Empreendedor” com o projeto “Jardim para empreendedores”.

Com informações de assessoria
Em 30 de Maio de 2022 às 12h50
(Divulgação)

Na noite da última sexta-feira (27), o Sebrae/MS anunciou os prefeitos de Mato Grosso do Sul vencedores na etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) e, na data, uma iniciativa inscrita por Jardim foi destaque na categoria “Sala do Empreendedor”. O município garantiu o primeiro lugar com o projeto “Jardim para empreendedores”.

A cerimônia para entrega da premiação foi realizada na sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, quando a prefeita Clediane Matzenbacher foi reconhecida pelo trabalho realizado. “Vencer este prêmio é gratificante, demonstra que com as nossas boas práticas temos avançado nesta retomada econômica. O Sebrae nos deu esse suporte para que as empresas se regularizassem e também para que os empreendedores abrissem suas empresas, levando informação e capacitação de forma assertiva. Fico feliz em ser a primeira prefeita eleita da minha cidade e receber esse prêmio”, destacou.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, nesta edição, o prêmio recebeu inscrições de 20 projetos em seis categorias diferentes. Ao todo, concorreram 15 municípios sul-mato-grossenses, o que mostra o comprometimento das gestões em realizar ações que melhoram o ambiente de negócios e, por consequência, a vida da população.

“O Sistema Sebrae premia e reconhece esses projetos, onde o prefeito e sua equipe fazem algo de destaque nos municípios. A proposta do prêmio é de longa data. Nós já tivemos, ao longo dos anos, cinco prefeituras que ganharam prêmios nacionais. Fazemos a etapa estadual, depois esses projetos são avaliados por outra equipe, a nível nacional, e então, esse trabalho pode ser reconhecido e se tornar uma referência nacional”, afirmou Mendonça.

Por ter garantido o 1º lugar na categoria “Sala do Empreendedor”, Clediane Matzenbacher disputa agora a etapa nacional, cujo resultado será divulgado em cerimônia a ocorrer no dia 28 de junho em Brasília (DF). Também participam dessa segunda etapa em cinco categorias diferentes os gestores públicos das seguintes cidades de Mato Grosso do Sul: Porto Murtinho, Rio Brilhante, Chapadão do Sul e Costa Rica.

Em comum, todos os seis projetos que foram campeões nesta edição do PSPE são de prefeituras municipais que aderiram ao programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae/MS executada em parceria com as administrações para promover a transformação da economia local, por meio do fortalecimento dos pequenos negócios.

Jardim para empreendedores

O projeto vencedor da categoria “Sala do Empreendedor” foi desenvolvido com a proposta de incentivar a regularização e a formalização dos pequenos negócios locais, além de estimular adoção de práticas sustentáveis por parte dos empreendedores e fomentar a atividade turística juntamente com o fortalecimento da cadeia produtiva.

No total, a iniciativa reúne quatro ações distintas que vem beneficiando cerca de 1.400 Microempreendedores Individuais (MEIs). Uma delas é o projeto “Mais negócios na Sala do Empreendedor” que melhorou o atendimento oferecido por meio do espaço que atua em parceria com o Sebrae/MS. Atualmente, a Sala do Empreendedor é o principal ponto de apoio ao comércio local e, com a iniciativa, foi ampliada a carta de serviços oferecidos, além de incluir o atendimento itinerante e o aumento de ações para incentivar a formalização das empresas.

Junto com iniciativa, também há outras três: o projeto “De Jardim para o mundo” voltado para capacitar os pequenos negócios da atividade turística e reestruturar o mercado local para a expansão no cenário nacional e internacional; “Cultura e Arte” que leva qualificação e conhecimento para os artesãos com a proposta de incentivar a formalização e ampliação da comercialização do artesanato local; e “Sustentabilidade nos pequenos negócios” que vem para promover a adoção de boas práticas sustentáveis por parte dos empreendedores de Jardim.

Todas as iniciativas nasceram a partir de um diagnóstico feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico que identificou a necessidade de criar políticas públicas voltadas para o empreendedorismo e fomentar a área do turismo, considerada um dos principais eixos da economia local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Geral
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.