O secretário de Saúde Nivaldo Inácio Carneiro, o promotor de justiça Alexandre Estuqui Junior e o agente de saúde José Estevam dos Santos participaram de um bate-papo na rádio Bonito FM 98.9 no programa "Show da Manhã" com a locutora Regiane Flores na manhã desta quarta-feira (03).
Na ocasião, foi abordada a importância de realizar a limpeza dos terrenos baldios no município para evitar o acúmulo de lixo, entulhos, mau cheiro, água parada e abrigo para animais peçonhentos e transmissores de doenças. Também foi esclarecido como deverá funcionar a notificação dos proprietários que tiverem com os terrenos sujos.
“Estamos em uma época crítica em período de chuva intensa e forte calor. Temos bastante mosquitos e principalmente do Aedes Aegypti. Para se ter uma ideia, a proliferação dele no inverno é de sessenta dias, e nesta época do ano são sete dias que temos um mosquito adulto. As notificações são direcionadas para o proprietário para a limpeza do terreno, após notificado o dono tem dez dias para realizar a limpeza do local. Se depois desta notificação ele não fiz a limpeza é aberto um auto de infração”, destacou José Estevam dos Santos.
O promotor de Justiça Alexandre Estuqui Junior disse que os proprietários que não atenderem a notificação e realizar a limpeza de seus terrenos, serão acionados pela justiça: “A Prefeitura vai comunicar o Ministério Público, lá nós vamos instaurar um procedimento, gerando um processo criminal, além de responder o processo na esfera civil. Isso será aplicabilidade aos proprietários que não cumprirem com as suas obrigações após receber a notificação”, finalizou.
O Secretário de Saúde aproveitou a ocasião e pediu a conscientização. “Um único mosquito causa três seqüelas graves, nós estamos aqui para pedir para a população a sua conscientização. A Secretaria de Saúde juntamente com o Ministério Público, não quer notificar ninguém, mas nós temos que fazer o nosso papel que são as notificações e se for o caso remeter ao Ministério Público, para as devidas providências”, finalizou Nivaldo Inácio Carneiro.
As denúncias sobre terrenos sujos podem ser feitas através do telefone (67) 99229-9061.

