A Petrobrás está se preparando para o fim da quarentena e retorno de seus colaboradores ao trabalho presencial. Na segunda-feira (8), foram realizadas diversas reuniões com gerentes e sindicatos para planejamento da retomada que deverá ser em quatro fases.
Fontes que participaram da reunião virtual disseram que a empresa não informou uma data de suspensão do isolamento social, somente que irá seguir as orientações dos governos municipais e estaduais e que o processo vai ser gradativo.
Atualmente, a atividade presencial está reduzida ao mínimo necessário para manter as operações essenciais. Numa transição, o primeiro passo será inserir nas atividades uma equipe de preparação ao retorno. Em seguida, voltam os gestores e funcionários considerados imprescindíveis. A equipe, então será ampliada, até estar completa, inclusive com pessoas do grupo de risco.
A petrolífera dividiu o risco de contaminação pelo novo coronavírus com o fim da quarentena em três bandeiras: verde, amarela e vermelha. Na primeira, é autorizado o retorno; na segunda, são adotadas medidas preventivas; e na terceira, o isolamento é mantido. Para definir as bandeiras, vai acompanhar as taxas de crescimento dos casos de contaminação nos municípios onde opera e de ocupação de leitos de UTI. Diz ainda que, internamente, acompanhará se a doença avança em suas unidades de trabalho.

