Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Abril de 2024
Geral

Pegadas fósseis de dinossauros são encontradas em Mato Grosso do Sul

Os fósseis foram descobertos em um sítio paleontológico próximo à Nioaque, onde integra a proposta Geoparque Bodoquena-Pantanal.

Com informações de O Globo
Em 29 de Abril de 2021 às 16h23
(Rafael Costa da Silva/Museu de Ciências da Terra)

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) encontraram pegadas fósseis de dinossauros em rochas que já foram a margem de um imenso ambiente desértico, onde hoje é o município de Nioaque.

Os autores são os paleontólogos Rafael Costa da Silva, do Museu de Ciências da Terra (MCTer), pertencente ao SGB, Maria Izabel Lima de Manes e Sandro Marcelo Scheffler, do Museu Nacional da UFRJ.

A análise feita por eles indica que as pegadas e trilhas são de dinossauros terópodes, que eram carnívoros, e ornitópodes, que eram herbívoros, mas ambas as espécies não são conhecidas. O cálculo do tamanho destes animais a partir de suas respectivas pegadas sugere que eles tinham entre um e seis metros de comprimento.

Segundo o estudo, disponibilizado online neste mês no periódico científico "Journal of South American Earth Sciences", também foram coletados fósseis de um pequeno invertebrado a partir de uma paleotoca, descrita como uma espécie de toca cavada por animais extintos que viviam em parte em abrigos subterrâneos. Os pesquisadores relataram que ela foi escavada por um pequeno vertebrado, possivelmente um mamífero. Os fósseis coletados na etapa de campo foram levados para o MCTer, no bairro da Urca, Zona Sul do Rio.

De acordo com o SGB, a maioria dos sítios paleontológicos estudados estão localizados nas margens do rio Nioaque e o difícil acesso foi feito pelos pesquisadores por meio de barcos e caiaques. Um dos sítios já era conhecido e integra a proposta do Geoparque Bodoquena-Pantanal.

As rochas dessa região eram até então consideradas de origem glacial, com idade de 300 milhões de anos. Conforme demonstrou o estudo, essas rochas foram formadas por um antigo sistema de rios que margeava um deserto de dunas, semelhante ao Saara, do tempo dos dinossauros. Este deserto é representado pelos arenitos conhecidos como “Formação Botucatu”, descrito pela primeira vez na cidade homônima e com idade de cerca de 140 milhões de anos (período Cretáceo). Com o passar do tempo, esses rios secaram e foram substituídos pelo grande deserto, que chegou a cobrir uma ampla área entre o Uruguai e o Mato Grosso do Sul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Geral
Em 20 de Outubro de 2022 às 16h38
Além do retrato do famoso bruxo de óculos redondos, serão lançadas outras três peças: o trem Hogwarts Express, o professor Albus Dumbledore e a escola de magia e bruxaria de Hogwarts.
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.