Bonito, Mato Grosso do Sul - 4 de Abril de 2020
Geral

Mato Grosso do Sul começa a emitir nova Carteira de Identidade

A partir de agora, a pessoa que for solicitar o documento poderá informar a sua condição de saúde, inserir números de outros documentos ou ainda optar pela inclusão do nome social.

Ketlen da Silva
Em 12 de Março de 2020 às 15h07
O novo modelo de identidade também pode incluir informações de outros documentos, (Governo de MS)

O Instituto de Identificação de Mato Grosso Sul, vinculado à Coordenadoria-Geral de Perícias da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), adotou desde o início deste mês o novo padrão de Carteira de Identidade. A partir de agora, a pessoa que for solicitar o documento poderá informar a sua condição de saúde, inserir números de outros documentos ou ainda optar pela inclusão do nome social.

Para quem precisar obter a primeira ou segunda via da Carteira de Identidade, poderá optar por incluir os números de alguns documentos como: Número de Identificação Social (NIS); número no Programa de Integração Social (PIS) ou o número no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); Cadastro de Pessoa Física (CPF); Cartão Nacional de Saúde; Título de Eleitor; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação; Certificado Militar; Número do documento de identidade profissional expedido por órgão ou entidade legalmente autorizado.

Poderá ainda informar quanto à condição de saúde, sendo neste caso necessário apresentar o atestado médico ou documento oficial que comprove a vulnerabilidade ou a condição particular de saúde que se deseje preservar. O documento pode trazer também  informação como o tipo sanguíneo e o fator Rh, além do símbolo de portador especial de necessidades especiais.

“É importante ressaltar que, para incluir os novos dados, a pessoa deverá apresentar documentos originais. Para a primeira ou segunda via será necessária a cópia da certidão de nascimento ou casamento”, lembra Paroba.

Para isso, basta fazer o agendamento pelo site da Sejusp que abrirá vagas durante as próximas semanas para o mês de abril. O serviço é oferecido gratuitamente. “Para quem for pedir pela primeira vez, o documento é gratuito. A segunda via é mediante recolhimento de taxa”.

Nome Social

Quanto ao nome social, a pessoa poderá fazer mediante simples requerimento do interessado em qualquer um dos postos de identificação de Campo Grande ou do interior. “Porém, se a pessoa já tiver um documento expedido e quiser mudar, inserindo o nome social, terá que emitir uma segunda via mediante recolhimento de taxa”, pontua Márcio Paroba.

Para quem tem o antigo documento

O diretor do Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul explica que as pessoas que já possuem os RGs antigos, não precisam se preocupar, pois eles continuarão valendo.

Do dia 2 até o dia 10 de marco, 2.903 pessoas já solicitaram o documento. “Deste total, apenas quatro eram nomes sociais. Somente em Mato Grosso do Sul são expedidas 15 mil novas identidades por mês. A média diária é de 170 em apenas um dos postos de identificação”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Geral
Em 03 de Abril de às 10h00
Montante será destinado para pesquisa e comunidades mais necessitadas.
Em 03 de Abril de às 09h26
No Brasil, até o momento, 127 pessoas foram curadas da doença.
Em 03 de Abril de às 08h16
Entre os produtos com redução do imposto estão tecidos para fabricação de máscaras; suporte para circuitos respiratórios; válvulas de ventiladores pulmonares; entre outros dispositivos.
Em 03 de Abril de às 08h09
A mudança do calendário faz parte das medidas tomadas com o fechamento do Detran-MS como forma de prevenir o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19).
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Em 02 de Abril de 2020 às 07h44
País reagiu rápido para identificar focos de infecção e proteger a população mais vulnerável.
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.