Bonito, Mato Grosso do Sul - 24 de Abril de 2024
Geral

Incrições para Sisu 2020 inicia na próxima semana

Edição terá 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país

Ketlen da Silva
Em 14 de Janeiro de 2020 às 08h26

De terça-feira (21) até sexta-feira (24), estará aberta a inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema permite que candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) disputem uma vaga nas universidades públicas participantes. São 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país.

A inscrição é feita pela internet com a nota do Enem, que deve ser divulgada nesta sexta-feira (17), segundo o calendário do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova.

No site do Sisu, é possível escolher duas opções de cursos, em diferentes universidades federais e estaduais espalhadas pelo país. Quem teve melhor pontuação no Enem tem mais chances de conquistar a vaga.

Para fazer esse planejamento, basta acessar o site do Sisu e fazer a escolha por nome do curso, instituição ou município. É possível escolher dois cursos (primeira e segunda opção) e o sistema atualiza uma vez ao dia mudando a ordem dos inscritos conforme a nota do Enem. A primeira atualização será divulgada a partir da 00h00 de quinta-feira (23). Recomenda-se que o estudante entre no sistema uma vez ao dia para saber se a disputa pela vaga ainda é viável ou se prefere mudar de curso. O resultado da chamada regular sai no dia 28 de janeiro. Se for aprovado na segunda opção de curso, o candidato não será incluído na lista de espera da primeira opção, que segue do dia 29 ao dia 04 de fevereiro. A convocação da lista de espera será do dia 07 a 30 de abril.

Mesmo antes do período de inscrição, o candidato já pode consultar o site do Sisu para saber quais universidades participam da seleção e quais cursos elas oferecem. Este ano, 128 instituições participam da seleção.

Acompanhe as inscrições durante o período em que elas estiverem abertas pois as notas variam todos os dias de acordo com as pessoas que estão se inscrevendo. Não deixe para se inscrever no último dia.

Ao entrar no Sisu para verificar o ranking, o estudante deve avaliar:

  • Quantas vagas estão disponíveis;
  • Qual a posição em que se encontra; e
  • Se a nota é suficiente para garantir uma vaga.

Se o estudante quiser concorrer a apenas uma vaga em uma única instituição, ele não precisa verificar o sistema todos os dias. Basta se inscrever e esperar. Mas se tiver mais de uma opção, o recomendado é que ele verifique a inscrição ao menos uma vez ao dia, entre 21 e 24 de janeiro, para ver se quer manter as opções selecionadas, ou se quer trocar de curso, instituição ou cidade.

O Ministério da Educação (MEC) afirma que, na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Por isso, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse.

Cronograma

  • Abertura das inscrições: 21 de janeiro
  • Fim das inscrições: 23h59 de 24 de janeiro
  • Resultado: 28 de janeiro
  • Prazo para participar da lista de espera: 29 de janeiro a 04 de fevereiro
  • Convocação dos candidatos em lista de espera: 07 de fevereiro a 30 de abril
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Geral
Em 20 de Outubro de 2022 às 16h38
Além do retrato do famoso bruxo de óculos redondos, serão lançadas outras três peças: o trem Hogwarts Express, o professor Albus Dumbledore e a escola de magia e bruxaria de Hogwarts.
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.