O período de distanciamento social, para conter a pandemia da Covid-19, pode ser aproveitado também para conhecer coisas novas, se qualificar e dar aquela turbinada no currículo. Pensando em melhorar a qualificação dos trabalhadores bonitenses, o Instituto de Desenvolvimento de Bonito (IDB) inovou e surgiu o projeto "IDB Qualifica".
O curso, 100% on-line e gratuito, com aulas ministradas pela professora Emanueli Ribeiro durou quatro semanas e foi destinado a garçons, recepcionistas e atendentes de estabelecimentos associados ao IDB (Instituto de Desenvolvimento de Bonito). Os temas abordados nas aulas foram turismo e hospitalidade.
A ideia surgiu após outra ação do Instituto, denominada "Conhecendo seu Destino", que levou gratuitamente os trabalhadores aos atrativos de Bonito e região. Na ocasião, quase 40 funcionários preencheram um questionário e 94% deles gostariam que a cidade fornecesse cursos na área que atuavam.
Logo no começo do isolamento social, o Instituto reuniu um grupo de interessados para ter o curso com professor qualificado e postilas, tudo oferecido gratuitamente pelo IDB. No total, foram quatro aulas, com quatro avaliações. Todos os participantes receberam um certificado de conclusão de curso.
Assim como o "Conhecendo o seu Destino", o "IDB Qualifica" visa melhorias no atendimento aos turistas, mas com qualidade, qualificando o trabalhador. O instituto acredita na importância dos funcionários conhecerem a cidade para conseguir oferecer dicas e informações mais detalhadas para quem visita Bonito.
Angela Pereira, que trabalha em uma pizzaria de Bonito, aprovou o curso e achou algo inovador no município. “Eu achei muito interessante. A professora explicou certinho nos mínimos detalhes cada passo a passo. A cada aula ficávamos muitos ansiosos esperando as próximas. É bacana estudando no nosso lar e ao mesmo tempo ouvindo a professora falando com a gente. As pesquisas também são legais. Gostei muito e espero novos cursos”, contou.

