Bonito, Mato Grosso do Sul - 29 de Março de 2024
Geral

Documenta Pantanal apresenta talentos artísticos da região em série de vídeos on-line

Desde a última sexta-feira (04), a iniciativa está lançando vídeos que mostram a riqueza cultural do pantaneiro sob curadoria da diretora executiva do Moinho Cultural, Márcia Rolón.

Com informações de assessoria - Ketlen da Silva
Em 07 de Dezembro de 2020 às 13h00
(Divulgação)

O Pantanal tem sido um assunto recorrente na mídia durante os últimos meses em virtude das queimadas que assolaram o bioma em proporções jamais vistas. Entretanto, muito tem sido feito para chamar a atenção sobre a importância da preservação local de forma ampla por meio de ações que incluem não apenas suas belezas naturais, mas, também, sua cultura e história. A iniciativa Documenta Pantanal, que atua na promoção de projetos em diversas áreas - entre eles ecoturismo, exposições fotográficas, publicação de livros e produção de filmes e documentários – vem se destacando neste papel e é neste cenário que foi lançado o projeto "Artistas Pantaneiros", que, semanalmente, lança vídeos que apresentam as virtudes artísticas dos pantaneiros. 

Mais que uma introdução à diversificada produção cultural para o público, "Artistas Pantaneiros" tem por objetivo ser uma ferramenta de mapeamento do fazer artístico no Pantanal. Em vídeos curtos, de até um minuto de duração, o material configura-se como uma plataforma na criação de um olhar mais carinhoso para a região. De acordo com a diretora executiva da Documenta Pantanal, Mônica Guimarães, “uma das formas mais potentes e honestas para chamar à atenção à vida no Pantanal é a partir da demonstração de suas virtudes do dia a dia, ainda pouco conhecidas pelas demais populações do nosso país”.

Quem atua nos bastidores e na curadoria de material do projeto é Marcia Rolón, diretora do Moinho Cultural, ONG estabelecida na cidade de Corumbá. Ela, inclusive, é a personagem focada no primeiro episódio da série, em vídeo que conta um pouco da sua história enquanto bailarina e profissional de Educação Física.

Entre os artistas que serão contemplados pelo projetos estão:

  • Bianca Machado - atriz e produtora cultural, fundou a Cia. De Teatro Maria Mole, que participa ativamente da vida cultural do Estado do Mato Grosso do Sul e tem despertado o ofício de ator por muitos que ali encontraram o primeiro contato com a arte do palco.
  • Bolivar Porto - fotógrafo profissional, publicitário e web-designer, há 25 anos dedica-se à fotografia nas áreas de moda, dança, publicidade, turismo e natureza. Conta com inúmeros trabalhos publicados (livros, revistas, capas de CDs, etc.) em nível regional, nacional e internacional. Nos últimos dez anos tem buscado conhecer mais profundamente o Pantanal sul-mato-grossensee e divulga suas belezas por meio de peças publicitárias e websites de diversos empreendimentos turísticos da região.
  • Jonir Figueiredo - possui uma trajetória na arte há 40 anos, área em que explora temática calçada na iconografia pantaneira usando diversas técnicas, tendo sido premiado em diversos salões de arte em Mato Grosso do Sul e pelo Brasil.
  • Lucia Martins Coelho Barbosa - há mais de 42 anos atua na área com o manejo de acrílico, pastel seco, aquarela e técnicas mistas. Já expôs suas obras em Portugal, Itália, França, EUA, Japão e Paraguai e recebeu diversas premiações. Em 2016, criou o Múltiplo Ateliê, que mistura arte com gastronomia, dança, yoga e audiovisual.
  • Marlene Mourão - serigrafista, ilustradora, pintora e escritora. Já circulou com sua obra pelo projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, recebeu o prêmio Helísa Urt e foi uma das homenageadas em uma das edições do FASP – Festival América do Sul do Pantanal, dada a importância e relevância de suas composições artísticas.
  • Salim Haqzan - formado em Artes Cênicas / Interpretação pela Escola de Teatro Macunaíma em São Paulo (1993), é ator e diretor do GETT - Grupo de Experimentos e Truques Teatrais em Corumbá. Atua ministrando workshops e oficinas de teatro para todas as idades e na formação de professores. Em sua técnica, facilita a utilização do corpo do docente em sala de aula, o estímulo à leitura pela contação de histórias e o teatro como ferramenta crucial na educação formal e informal.
  • Sebastião Brandão - premiado pelo Ministério da Cultura com o Prêmio Culturas Populares, já viajou muito para compartilhar seu conhecimento em oficinas pela Funarte, Iphan, UEMS e no Festival América. Desde 2010 recebe alunos do mundo todo em busca de seus saberes, principalmente sobre viola caipira e produção de cinema.

Acompanhe o conteúdo do projeto nos perfis do Documenta Pantanal do Instagram , Facebook e Youtube e tenha informações detalhadas sobre demais iniciativas no site

Documenta Pantanal

Registrar, documentar e valorizar a cultura e a natureza pantaneiras por meio da promoção de atividades em prol da difusão do conhecimento e da preservação. A partir dessa proposta, a iniciativa ‘Documenta Pantanal’, após um ano de atuação, reafirma seu papel de contribuir para o desenvolvimento de ações multimídias (exposições, livros, vídeos e documentários, por exemplo) que, mais do que celebrarem a beleza e a biodiversidade desse ecossistema, pretendem chamar a atenção da sociedade para a urgência em conhecer e preservar este patrimônio da Humanidade.

Ao apoiar pesquisas, compartilhar conhecimentos científicos e manifestações tradicionais da cultura do Pantanal, o Documenta busca contribuir para a adoção e a valorização de uma visão de desenvolvimento sustentável na agricultura, na pecuária e no turismo de qualidade. A iniciativa reúne estudiosos, empresários, artistas e produtores para, em conjunto, alertar a sociedade para as questões primordiais desse bioma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Geral
Em 20 de Outubro de 2022 às 16h38
Além do retrato do famoso bruxo de óculos redondos, serão lançadas outras três peças: o trem Hogwarts Express, o professor Albus Dumbledore e a escola de magia e bruxaria de Hogwarts.
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.