Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Março de 2024
Geral

Criar abelhas se tornou empreendimento em comunidade pantaneira

O projeto desenvolvido pela Sebrae e pela Agraer na Comunidade Salobra, em Miranda, envolve a instalação de até 50 caixas para abelhas.

Colm informações de Sebrae
Em 26 de Julho de 2022 às 14h36
(Divulgação)

Moradores da Comunidade Salobra, localizada no município de Miranda, estão investindo na produção de mel. A ideia surgiu por meio do programa Pró Pantanal, iniciativa do Sebrae/MS, que auxiliou a comunidade a identificar a atividade como uma oportunidade para empreender no setor e, consequentemente, promover geração de renda.

Para isso, o grupo participa de capacitações e treinamentos. Entre as fases de estruturação do plano de trabalho está a realização de cursos de apicultura, em parceria com o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), por intermédio do Sindicato Rural de Miranda, na própria comunidade.

A analista do Sebrae/MS, Katia Muller, explica que para o produto ter valor agregado é necessário cumprir algumas etapas. “O Sebrae buscou, junto com os moradores, as potencialidades empreendedoras da região. Há um trabalho direto para auxiliar na governança da associação local. Depois, na fase de produção, vamos auxiliar no trabalho de processamento para que eles possam ter um produto no mercado”, destaca.

O projeto desenvolvido na Comunidade Salobra envolve a instalação de até 50 caixas para abelhas. Os moradores estão envolvidos no processo de construção de 33 dessas unidades e com possibilidade para a produção começar neste ano. Já a colheita de mel deve ocorrer a partir da florada do próximo ano.

A vice-presidente da Associação de Moradores de Salobra, Marinalva Samuel, que reside na comunidade há 46 anos, comenta que há uma união de esforços para a compra das caixas de colmeias e composição do negócio. “Fizemos uma pastelada para arrecadar parte do valor que serviu para dar de entrada para a construção das caixas. Estamos nos mobilizando para ter todo o dinheiro e pagar tudo. Também vamos fazer os cursos e está dando tudo certo, aos poucos vamos conseguir alcançar nossas metas”, afirma.

Com o objetivo de prestar maior apoio aos moradores da comunidade localizada no Pantanal, o escritório da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em Miranda promoveu um encontro para esclarecer dúvidas e realizar um acompanhamento técnico para que a atuação da comunidade na apicultura atenda às exigências legais, bem como ocorra com as melhores práticas para manejo e otimização na produção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Geral
Em 20 de Outubro de 2022 às 16h38
Além do retrato do famoso bruxo de óculos redondos, serão lançadas outras três peças: o trem Hogwarts Express, o professor Albus Dumbledore e a escola de magia e bruxaria de Hogwarts.
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.