Bonito, Mato Grosso do Sul - 24 de Outubro de 2021
Geral

Chef Paulo Machado irá lançar livro de receitas da gastronomia pantaneira

Com lançamento ainda no primeiro semestre, as fotos das receitas selecionadas serão feitas, em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, pela fotógrafa Luna Garcia que é especializada em gastronomia.

Com informações de assessoria - Ketlen da Silva
Em 03 de Março de 2020 às 13h47
(Reprodução/Instagram)

“Fiel ao seu objetivo de promover o Pantanal por meio de diferentes linguagens artísticas, estamos apoiando mais uma iniciativa”, antecipa a organizadora do "Documenta Pantanal", a produtora Mônica Guimarães. Desta vez, trata-se do livro “Pantanal: Comitiva de Sabores”, do pesquisador e chef sul-mato-grossense Paulo Machado, que está em pleno processo de produção.

Com textos de Cristiana Couto, edição de Heloísa Vasconcelos, design de Ciro Girard e produção geral de Mog Produções, a obra será lançada ainda neste primeiro semestre. O chef adianta que as fotos das receitas selecionadas serão feitas, em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, pela fotógrafa Luna Garcia, que é especializada em gastronomia. Além do próprio Machado, outros chefs desse Estado do Centro-Oeste irão se juntar nessa tarefa de elaborar 65 receitas pantaneiras.

De acordo com Machado, o título– que deverá ser lançado até maio – será dividido por temas variados, como “Comida de Comitiva, “Comidas de Festa”, “Comida de Fazenda”, “Cozinha Indígena”, “Mercadão/Bolicho” e “Comida de Cidade”. Sobre a concepção do “Pantanal: Comitiva de Sabores”, Machado diz que o projeto surgiu há quase 15 anos. “Quando retornei da Europa, depois de ter estudado Gastronomia e atuado em restaurantes estrelados, trouxe na bagagem a compreensão de que para se trabalhar alta gastronomia é necessário conhecimento básico da cozinha regional de cada local. Voltei com uma vontade ávida de pesquisar a minha gastronomia, da região onde nasci, e tive ainda mais sede quando percebi que havia ainda muito por desbravar. Foi aí que comecei a conhecer de perto a identidade da cozinha pantaneira”, afirma.

Nesse sentido, ele conta que durante dois anos (2008 e 2009) realizou, em conjunto com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, uma pesquisa de mapeamento e levantamento de dados da cozinha pantaneira, a qual, posteriormente, contribuiu para a defesa de seu trabalho final no Mestrado de Hospitalidade  com os dados que apurou  sobre a Comensalidade no Pantanal.

Hoje reconhecido embaixador da culinária pantaneira, o chef vem, desde então, desenvolvendo várias ações e trabalhos para divulgar a gastronomia desta região que ele considera sublime e ainda assim pouco conhecida do globo. “Mais do que uma realização pessoal por estar registrando a importante gastronomia brasileira da região de onde venho, este livro é a melhor forma de perpetuar o saber cultural do Pantanal. Ingredientes, modos de preparo, relações de convivialidade e rituais da comensalidade na maior planície alagável do planeta são os motes deste trabalho”, sintetiza. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Geral
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.