Bonito, Mato Grosso do Sul - 27 de Novembro de 2025
Geral

Artigo - O País do Gado de Carbono: o Superalimento

Wilson Rondó Jr., Médico e Nutrólogo, fala sobre a preocupação sobre o surgimento de novas doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos, o que faz com que consumidores atentos se afastem de produtos oriundos de confinamentos.

Artigo Wilson Rondó Jr.
Em 08 de Fevereiro de 2021 às 08h49

Recentemente, escrevi sobre a explosiva valorização da carne vermelha de animais criados à pasto que ocorreu na América.

Pela grande preocupação sobre o surgimento de novas doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos, o consumidor está cada vez mais atento, e se afastando de produtos oriundos de confinamentos.

Houve um aumentode 400% a 1.200% na demanda por esse tipo de produto, que é gerado respeitando as leis da natureza – e não trabalhando contra ela.

Primeiramente, é mais saudável e não é estressante à saúde animal.

Além disso, fornece um alimento mais nutritivo ao ser humano, sem pesticidas químicos, fertilizantes e outras “armadilhas” da agricultura industrial.

Para completar, beneficia o planeta, pois constrói um solo rico em carbono que aumenta a qualidade das colheitas e a produção animal.

Pode ser melhor?

Venho falando disso há mais de 10 anos, quando publiquei o livro Sinal Verde para a Carne Vermelha.

E agora, esse é o tema de uma nova série de documentários que detalham essa técnica.

Dirigida por Peter Byck, professor da Universidade Estadual do Arizona, a produção mostra que essa medida aparentemente está salvando o suprimento de carnes.         

Trata-se do que ele chama de “Carbon Cowboys”, que realizam o trabalho da criação do gado a pasto através do pastoreio rotacional regenerativo.

É algo cada vez mais valorizado!

Outro fator importante é que no sistema “Carbon Cowboys” a possibilidade de espalhar vírus é bem menor, ao contrário dos grandes projetos americanos de mega processamento das carnes, aonde o índice de contaminação se mostrou altíssimo, havendo necessidade de serem fechadas para minimizar as consequências.

Lembre-se que 96% da criação de gado na América é através de confinamentos, e felizmente no nosso caso 94% do rebanho é criado a pasto.

Porque o “gado de carbono” é um superalimento

Saiba que a carne vermelha pode ser um dos melhores alimentos na sua dieta ou uma das piores.

Tudo depende do que esse animal está comendo…

Na natureza, o gado se alimenta basicamente de capim das pastagens, flores, arbustos e outra vegetações selvagens.

Isso se traduz em algo ideal para a saúde do gado a longo prazo, além de ser altamente anti-inflamatório para consumo humano, evitando doenças degenerativas e envelhecimento precoce.

Neste caso, mantém saudável a proporção de ômegas 6 e 3 em torno de 4:1 ou 2:1, o que é o correto para todos os mamíferos.

Já os animais criados em confinamentos se alimentam com grãos, algo geneticamente inapropriado para a fisiologia deles, levando a ganho de peso excessivo e acúmulo de gordura às custas do excesso de ácidos graxos ômega 6 (às custas de milho e soja), chegando a uma proporção de 25:1 (ômegas 6:3).

Isso é geneticamente inaceitável para todas as espécies de mamíferos que deveriam estar naturalmente em torno de 4:1, como comentei.       

O resultado é um desastre alimentar, por gerar inflamação silenciosa e degeneração celular.

Mais vantagens de carne bovina a pasto

Além da importância da relação ômega 6:3, aonde se consegue proporções ideais para a saúde e com efeito altamente anti-inflamatório, temos outras vantagens da carne bovina a pasto:

- Apresenta altos níveis de ácido linoleico conjugado (CLA), um dos nutrientes anticancerígenos mais potentes. Publicação na Cancer Research mostra que os animais que receberam apenas 1,5% de suas calorias totais na forma de CLA apresentaram redução no crescimento do tumor em 60%.

- De acordo com pesquisadores finlandeses, quanto maior a quantidade de CLA na dieta de uma mulher, menor o risco de câncer de mama, chegando a apresentar em média cerca de 60% menos possibilidades.

- Contém muito mais aminoácidos de cadeia ramificada, especialmente a leucina, fundamental para a construção muscular.

- É mais ricaem carnitina, que estimula as mitocôndrias celulares a gerar mais energia a partir do metabolismo das gorduras.

- Apresenta alta concentração de carnosina, um poderoso antioxidante que melhora a função muscular, cerebral e cardiovascular. Além disso, reduz os efeitos do estresse e do envelhecimento. 

- Três a seis vezes mais vitamina E (a vitamina E diminui o estrogênio, o assassino da ereção) e vitamina D (potente protetor contra câncer e ativador imunológico).

- Tem até quatro vezes mais betacaroteno, promovendo a saúde dos olhos.

- Mais vitaminas do complexo B, fatores fundamentais na geração de energia. No caso da vitamina B12, esta desempenha importante papel na prevenção do declínio cognitivo e demências como a doença de Alzheimer.                      
- O folato auxilia a produção de neurotransmissores reguladores do humor, incluindo a serotonina e a dopamina, reduzindo risco de depressão.

- Coenzima Q10, que melhora função cardíaca, saúde mitocondrial e reduz pressão arterial, (um fator que compromete a virilidade pela necessidade de medicações anti-hipertensivas).

- Zinco. É um mineral essencial, ativador imunológico, que desempenha um papel importante no crescimento e desenvolvimento, estando relacionado com quase toda função estrutural do nosso corpo. A função neurológica e reprodutiva, são particularmente dependentes de zinco. Ele promove melhora na composição e quantidade de espermatozoides, aumentando a fertilidade. Além disso, desempenha um papel fundamental na regulação do modo como o cálcio se move nas células do coração, regulando a contratilidade do músculo cardíaco.

- Mais proteína magra. Isso promove aumento da testosterona, que é o que alimenta o seu “jogo” em todas as áreas da sua vida (incluindo a sua performance sob os lençóis).

- Creatina.  Promove aumento de massa muscular, resistência e performance na atividade física, além de apresentar efeitos antioxidantes e antienvelhecedores.

- Com isso, usando a similaridade do documentário do professor Peter Byck, o “Carbon Cowboys”, posso afirmar que somos “Pecuaristas de Carbono”, criando o “Gado de Carbono” respondendo por um “Brasil Carbono”.

Pense nisso na hora de consumir a sua carne. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

Nutrition Journal. 2010;9:10.
Cancer Res. 1991 Nov 15;51(22):6118-24.
Nutr Cancer. 2000;38(2):151-7.
Livro Sinal Verde para a Carne Vermelha. Editora Gaia
Por que os Homens NÃO podem Abandonar a Carne Vermelha – www.DrRondo.com
Derrubando Definitivamente o Mito da Carne Vermelha – www.DrRondo.com
Carne de Animais a Pasto vão Nutrir as suas Mitocôndrias! – www.DrRondo.com
TMAO: Mais um Ataque Frustrado Contra a Carne Vermelha – www.DrRondo.com
Ácido Linoleico Conjugado (CLA) emagrece e combate mais de 11 problemas de saúde – www.DrRondo.com

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Geral
Em 20 de Outubro de 2022 às 16h38
Além do retrato do famoso bruxo de óculos redondos, serão lançadas outras três peças: o trem Hogwarts Express, o professor Albus Dumbledore e a escola de magia e bruxaria de Hogwarts.
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.