Bonito, Mato Grosso do Sul - 26 de Maio de 2024
Geral

Artesãos de Jardim expõem peças na mostra “Casa do Brasil Central” realizada pelo Sebrae no Rio de Janeiro

Produzido a partir de ossos bovinos, artesanato faz parte da história local e grupo de escultores ganhou força no município a partir do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae e Prefeitura Municipal.

Com informações de assessoria
Em 17 de Agosto de 2022 às 16h07
(Divulgação)

Mais do que uma peça decorativa ou um acessório, o artesanato representa a cultura de uma região e carrega consigo a história de quem o confeccionou. Em Jardim, peças produzidas em ossos bovinos materializam esse significado pelas habilidosas mãos de um grupo de artesãos que existe há quase 20 anos no município e compõem o projeto Arte em Osso.

A beleza desse trabalho está exposta para interessados de todo país e do exterior na mostra “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal”, realizada no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro. Juntamente com peças produzidas por artesãos de outros municípios de Mato Grosso do Sul, além de Goiás e Distrito Federal, a exposição é gratuita e ficará aberta para visitação até outubro.

Como representantes de Jardim, há seis participantes, entre eles, Assunção Alves, que trabalha há quase duas décadas com o artesanato em osso e já teve trabalhos reconhecidos em premiações estaduais. Ela ressalta que o aumento da participação do grupo de artesãos de Jardim em eventos, como a exposição realizada no CRAB, muito se dá pelo fortalecimento do artesanato no município.

Com a execução do programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, desde março de 2021, o projeto Arte em Osso começou a passar por um processo de reestruturação, o que incentivou o setor cultural no município. “Sempre trabalhei com artesanato em gesso, macramê e crochê. Com os ossos, trabalho há 19 anos e agora estamos voltando a expor e participar de eventos, como a sessão de negócios que já trouxe um resultado positivo para o nosso trabalho”, pontuou Assunção.

Outro artesão de que participa da mostra no CRAB é Edson Fernandes, que também atua como assistente de área do Departamento de Cultura da Prefeitura de Jardim e coordena o projeto Arte e Osso. Ele conta que trabalha na área há seis anos e as peças são confeccionadas após o tratamento da matéria prima que é feito pelos próprios artesãos.

“Há toda uma preparação, os ossos são fervidos, fazemos uma higienização seguida por um processo de raspagem. Depois, o material fica de molho durante uma noite inteira, após isso, é lavado e exposto ao sol. Depois de seco ele toma forma e é aí que se inicia a produção da peça. Fazemos um desenho no osso e o cortamos com o auxílio de uma serra, só a partir disso é feita a lapidação”, esclareceu Edson.

Entre as peças feitas pelos artesãos, destacam-se: vasos, petisqueiras, porta objetos, pentes, luminárias, descanso de panela, chaveiro e porta guardanapo. Dentro da gama de produtos, o pente feito de osso é um dos clássicos produzidos pelos artesãos e que tem boa aceitação pelo público, uma vez que cada um possui um padrão e aparência únicos, o que pode ser apreciado por alguns consumidores. Além disso, o grupo também tem inovado com a confecção de biojóias.

Inovação e fortalecimento do artesanato

Por meio do programa Cidade Empreendedora, juntamente com a reestruturação do projeto Arte em Osso, que existe desde 2003, os artesãos têm recebido suporte para agregar valor ao produto e promover a consolidação do negócio. Foram realizadas capacitações sobre vendas, precificação, além de outros temas importantes para a estruturação de um empreendimento de modo à auxiliar o grupo a implementar novas boas práticas.

“Mais do que levar conhecimento, o Sebrae também tem apoiado a participação dos artesãos em eventos, como na exposição do CRAB, na Sessão de Negócios, realizada durante a Semana do Artesão, em Campo Grande, e a inserção do Arte em Osso na exposição do Seminário Internacional Inspira Ecoturismo, em Bonito”, destacou o analista-técnico do Sebrae/MS, Alexssandro Schmidt.

De acordo com Edson, a parceria entre Prefeitura Municipal e Sebrae/MS, tem sido certeira no suporte à cooperativa. “O projeto sempre teve destaque no município e faz parte da história local. O plano agora é adquirir novos equipamentos que deem suporte para a produção dos artesãos e permitir a produção de materiais e consequentemente sua participação em mais eventos da área”, comentou Edson que também salientou a importância da cooperativa na utilização dos ossos que seriam descartados pelos mercados e açougues.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Geral
Em 20 de Outubro de 2022 às 16h38
Além do retrato do famoso bruxo de óculos redondos, serão lançadas outras três peças: o trem Hogwarts Express, o professor Albus Dumbledore e a escola de magia e bruxaria de Hogwarts.
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.