Bonito, Mato Grosso do Sul - 6 de Março de 2021
Esportes

CBF divulga calendário do futebol brasileiro para 2021

Estaduais do próximo ano começam no dia 28 de fevereiro, apenas quatro dias após o desfecho do Brasileirão da Série A deste ano, que foi adiado por conta da pandemia de coronavírus.

Com informações de G1
Em 20 de Agosto de 2020 às 16h39

O calendário do futebol profissional brasileiro para a temporada de 2021 já está previamente preenchido. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na noite de quarta-feira, as datas previstas para as competições nacionais e estaduais ao longo do próximo ano, com bola rolando de 28 de fevereiro a 05 de dezembro.

A principal novidade fica por conta da continuação de todas as séries do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil mesmo em meio à disputa das eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, no Catar, e da Copa América, que será realizada na Argentina e na Colômbia, a partir de junho.

Os campeonatos estaduais, por exemplo, começarão em 28 de fevereiro, com disputa em até 16 datas, mesmo número deste ano. Os times que atualmente disputam a Série A do Brasileiro não terão tempo de preparação para seus respectivos estaduais, já que o principal torneio nacional acaba em 24 de fevereiro, apenas quatro dias antes da primeira rodada dos estaduais de 2021.

Ainda de acordo com o documento da CBF, as competições estaduais acabam no dia 23 de maio. A Supercopa do Brasil, que voltou a ser disputada neste ano em jogo único, tem data prevista para 10 de março, mesmo dia em que se dá início à Copa do Brasil.

As eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar terão dez datas divididas em cinco períodos, de 25 de março a 16 de novembro, sem, no entanto, haver choque de datas com as competições nacionais. A Copa América, no entanto, que vai ser disputada de 11 de junho a 11 de julho, ocorrerá simultaneamente com as principais competições do Brasil.

Por fim, todas as séries do Campeonato Brasileiro têm início previsto para o último fim de semana de maio: a Série B começa no dia 29, e as Séries A, C e D no dia 30. A elite do Brasileirão, inclusive, é a competição que finda o calendário nacional, no dia 5 de dezembro.

Três detalhes importantes que valem destaque:

  • Contando com um controle da pandemia do novo coronavírus, o Campeonato Brasileiro (de todas as séries) e a Copa do Brasil voltam a acontecer nos períodos em que normalmente vinham acontecendo nos últimos anos;
  • As datas das competições continentais: Recopa Sul-Americana, Copa Libertadores da América, e Copa Sul-Americana só serão divulgadas posteriormente pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol);
  • A Copa do Nordeste, que não costuma estar no calendário previamente divulgado, mais uma vez, não se faz presente com as suas datas. 

Calendário da competição:

Estaduais (16 datas)

28 de fevereiro a 23 de maio

Supercopa do Brasil (jogo único entre o campeão brasileiro e o campeão da Copa do Brasil de 2020)
 
10 de março 

Copa do Brasil (16 datas e oito fases)

10 de março a 27 de outubro 

Eliminatórias (10 datas divididas em cinco períodos)  

25 de março a 16 de novembro

Copa América (31 datas)  

11 de junho a 11 de julho

Brasileirão Série A (38 datas)  

30 de maio a 5 de dezembro 

Brasileirão Série B (38 datas)

29 de maio a 27 de novembro

Brasileirão Série C (26 datas)  

30 de maio a 21 de novembro

Brasileirão Série D (26 datas)  

30 de maio a 14 de novembro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Esportes
Em 04 de Fevereiro de às 13h12
O time mexicano venceu o time sul-coreano por 2 a 1 no Catar.
Em 04 de Dezembro de às 14h44
Torneio volta ao Japão no modelo com sete participantes após edição de fevereiro de 2021, no Catar. Ideia com 24 clubes ainda está mantida, mas segue sem data.
VER TODAS EM ESPORTES
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.