Bonito, Mato Grosso do Sul - 2 de Junho de 2020
Agronegócio

Anvisa divulga restrições para uso do agrotóxico 2,4-D

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou que o agrotóxico 2,4-D (ácido 2,4-diclorofenoxiacético) vai ser mantido no mercado brasileiro, mas com restrições na sua forma de aplicação.

Com informações Anvisa
Em 15 de Maio de 2019 às 08h03
De acordo com os estudos científicos mais atuais, o produto não se enquadra nos critérios para proibição de agrotóxicos.  Isso significa que o produto não é tóxico para a reprodução e para a formação de fetos (teratogênico), nem para o sistema endócrino. Os dados disponíveis também afastam a possibilidade de o produto ser mutagênico ou causador de câncer.   Apesar disso, a Agência identificou riscos para o trabalhador rural que lida com esses produtos e, por isso, definiu medidas que terão que ser adotadas para sua aplicação no campo.   Confira as principais mudanças determinadas para a aplicação do 2,4 D: 1) Para a proteção dos trabalhadores rurais:   Vedação para que o mesmo trabalhador realize a preparação e a aplicação do produto quando for utilizado trator.    Determinação de intervalos de tempo, específicos para cada cultura, para que se permita a entrada de trabalhadores nas áreas em que o produto foi aplicado.   2) Para os residentes em áreas próximas a plantações:   Delimitação de uma margem de 10 metros para o interior da plantação em que o agrotóxico não pode ser aplicado, caso haja edificações a menos de 500 metros da lavoura. Essa margem é também chamada de bordadura.   Obrigatoriedade de redução da deriva, ou seja, uso de equipamento ou alteração na formulação que altere a dispersão do produto para fora da lavoura.   Limitação da dose máxima de aplicação a 1,7 kg/hectare por via costal, isto é, quando o trabalhador usa a bomba de aplicação como uma mochila. Esta medida é específica para a cultura de café e quando não for possível a redução da deriva.  Mais informações: https://bit.ly/2VoiNFP
Últimas notícias em Agronegócio
Em 05 de Setembro de às 14h37
Para a SRB, o Projeto de Lei aprovado na Câmara reconhece agricultor como protagonista da sustentabilidade no Brasil.
Em 26 de Agosto de às 09h03
Capacitação começa nessa segunda-feira, 26 de agosto.
VER TODAS EM AGRONEGÓCIO
Notícias em destaque agora
Em 01 de Junho de 2020 às 13h22
Dia 1º de junho foi instituído como Dia Estadual de Combate ao Feminicídio pela Lei Estadual 5.202.
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.