Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Abril de 2024
Eventos

Wetlands International Brasil promove webinários sobre conservação e territórios de vida

Quatro webinários serão transmitidos online nos dias 15/07, 22/07, 29/07 e 05/08.

Com informações de assessoria
Em 10 de Julho de 2020 às 16h42
Foto: José Sabino

Com objetivo de difundir os conceitos de conservação inclusiva e TICCA – territórios de vida, uma série de quatro webinários serão transmitidos por videoconferência. Cada um destes seminários terá duração de uma hora e contará com dois convidados que discorrerão sobre um tema.

Os webinários são promovidos pela Wetlands International Brasil, em parceria com a Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal, Consórcio TICCA, e Rede de Jovens Líderes em Áreas Protegidas e Conservadas da América Latina e Caribe (Rellac-Jovem). Eles são gratuitos e quem tiver interesse pode se inscrever por este  link . As transmissões serão feitas pelo ZOOM e o link é disponibilizado no ato da inscrição.

Durante os seminários online será apresentado o Consórcio TICCA, enfatizando seus objetivos, estruturas e estratégias; serão elucidadas as oportunidades e desafios oriundos do autorreconhecimento de territórios como TICCA – territórios de vida na América Latina e, em especial no Brasil; enfatizarão a articulação dos jovens dentro do consórcio para a promoção e difusão dos conceitos; discutirão as interseções entre a conservação inclusiva e o conceito TICCA com o Acordo de Escazú; além de destacarem as interações entre as lutas locais vivenciadas nos TICCA e as metas globais de conservação da natureza.

“No Brasil ainda é pouco falado sobre TICCA e conservação inclusiva. Queremos expandir esses conceitos, o papel da Mupan como ponto focal e o que está sendo feito pela organização sobre o tema”, enumera Lilian Ribeiro, coordenadora de assuntos ligados aos povos indígenas e comunidades tradicionais da Wetlandas International Brasil e membro do Consórcio TICCA.

Apesar de ser aberto ao público, os organizadores querem que as transmissões cheguem principalmente a representantes de comunidades indígenas e locais, além de organizações representativas e conservacionistas que atuam diretamente com essas comunidades. “Nosso objetivo com esta série de webnários é refletir a partir de diferentes olhares sobre como o autorreconhecimento por comunidades indígenas e locais como TICCA – territórios de vida pode ser estratégico na defesa e florescimento contínuo destes territórios no Brasil”, afirma Luciano Régis Cardoso, membro da Rellac-Jovem.

Webinários

O primeiro webinário (15) tratará do tema “TICCA – Territórios de Vida e Conservação Inclusiva – conceitos e experiências no Brasil”. Abordará o que é um TICCA – territórios de vida, o que o conceito de Conservação Inclusiva pretende, quais as oportunidades e desafios para os povos indígenas e comunidades locais oriundos do reconhecimento de territórios como TICCA – Território de Vida no contexto brasileiro, entre outros assuntos. Foram convidados para debater os temas: Rafaela Danielli Nicola, diretora executiva da Wetlands International Brasil e membro do Consórcio TICCA, Damião Moreira, representante do quilombo Kalunga, primeiro território autorreconhecido como TICCA no Brasil, Carmem Miranda, coordenadora regional do Consórcio TICCA para a Amazônia e Iara Vasco, analista ambiental do ICMBIO.

O segundo, no dia 22, será sobre “Jovens em defesa dos TICCA – territórios de vida”; o terceiro, no dia 29, debaterá “Territórios de vida e justiça ambiental: lutas locais, agendas globais”; e o último, que acontece no dia 05/08, trará à discussão “Territórios de vida e o Acordo de Escazú: interseções e oportunidades”. 

Consórcio Ticca

O Consórcio ICCA ou TICCA (Territórios de Comunidades Indígenas e Tradicionais Conservadas) foi oficialmente estabelecido na Suíça em 2010 como uma Associação Internacional sob o Código Civil Suíço. É uma organização da sociedade civil baseada em membros, apoiada por um secretariado internacional semi-voluntário baseado em vinte e dois países.

É composto por organizações locais, nacionais, regionais e internacionais de povos indígenas e comunidades locais que trabalham para assegurar e manter seus territórios e recursos naturais reconhecidos e seguros através de controle e conservação da própria comunidade que habita nessas áreas.

Esse ano está comemorando 10 anos de existência e para celebrar seu aniversário, neste mês de julho, em diversos países e aqui no Brasil, foi instituído o mês dos territórios de vida, para que haja mais discussões sobre este tema. Para mais informações acesse o Espaço TICCA Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Eventos
Em 17 de Outubro de 2022 às 15h47
Comunicado da banda diz que vocalista está lidando com 'hemorragia nas cordas vocais e um nódulo desde a última etapa da turnê' e um problema 'bastante sério' no joelho.
Em 05 de Setembro de 2022 às 15h21
VER TODAS EM EVENTOS
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.