Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Março de 2024
Eventos

UEMS de Jardim apresenta espetáculo teatral baseado no livro do poeta Emmanuel Marinho

O evento acontece nesta terça-feira (09) a partir das 19h00, no auditório da UEMS de Jardim. No dia 10, será a vez das Escolas Estaduais Salomé de Melo Rocha e Alziro Lopes, em Guia Lopes da Laguna, e no dia 11 da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, em Bonito.

Ketlen da Silva
Em 08 de Agosto de 2022 às 15h38
(Divulgação)

Nesta terça-feira (09), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de Jardim estreia o espetáculo "Pequena Ópera", do poeta Emmanuel Marinho, para marcar um dia de memória e de reconhecimento com beleza, poesia, coragem, resistência e luta.

A apresentação faz parte do Projeto de Extensão "Cultura e Arte por Toda Parte", coordenado pela professora Rita de Cássia Pacheco Limberti, com o objetivo de mostrar que o teatro reverbera o discurso na materialidade acústica da voz e do corpo presente do artista. O projeto promove eventos e espetáculos artísticos e culturais proporcionando às diversas camadas sociais da comunidade o acesso à arte e à cultura, mediado pelos acadêmicos, aprimorando sua formação humanitária e cidadã.

"Pequena Ópera" é baseado no livro homônimo de Emmanuel Marinho e, além de ser uma das mais importantes ações do projeto, será levado também a escolas públicas de ensino médio e fundamental em Guia Lopes da Laguna e Bonito, com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul. 

Emmanuel é poeta e ator desde a adolescência e sempre se apresentou em escolas de todo o Estado e pelo país, atravessando e formando gerações de leitores com projetos de teatro, poesia e de incentivo à leitura. No evento, ele assume a batuta com sua usual maestria, criando narrativamente cenas fortes com tiros e ruídos assustadores para reger a flagrante desarmonia captada, por ele, do Real. Nasce, então, uma Pequena Ópera, uma Opereta, que consiste num espetáculo teatral compacto, menor que a Ópera Buffa, composto por falas e cantos que se alternam. Caracterizadas, principalmente, por diferenciarem-se da Ópera Séria, que aborda com padrões formais rígidos temas míticos, heroicos ou da realeza, a Ópera Buffa e a Pequena Ópera abordam os temas sociais com senso crítico e crueza.

Tendo já realizado inúmeros espetáculos e performances em teatros, feiras, ruas, praças, prisões, aldeias indígenas e, principalmente, escolas, desta vez ele produz um espetáculo teatral inovador onde sua voz vai compondo o cenário, os personagens, os fatos, na narrativa do texto, proporcionando uma experiência sinestésica, plurissensorial, capaz de aguçar a imaginação e despertar as mais fortes emoções.

O evento acontece a partir das 19h00, no auditório da UEMS de Jardim. No dia 10, será a vez das Escolas Estaduais Salomé de Melo Rocha e Alziro Lopes, em Guia Lopes da Laguna, e no dia 11 da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, em Bonito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Eventos
Em 17 de Outubro de 2022 às 15h47
Comunicado da banda diz que vocalista está lidando com 'hemorragia nas cordas vocais e um nódulo desde a última etapa da turnê' e um problema 'bastante sério' no joelho.
Em 05 de Setembro de 2022 às 15h21
VER TODAS EM EVENTOS
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.