Bonito, Mato Grosso do Sul - 23 de Abril de 2024
Eventos

Tradicional Festa de São Pedro começa no sábado com shows e quermesse em Bonito

O evento será realizado na Praça da Liberdade, em frente a Capela Sagrada Família e conta com programação variada.

Com informações de assessoria
Em 21 de Junho de 2022 às 14h24
(Divulgação)

No próximo sábado (25) tem início a festa social em honra a São Pedro Apóstolo, Padroeiro de Bonito. O evento será realizado na Praça da Liberdade, em frente a Capela Sagrada Família e conta com programação variada, com shows de artistas locais e regionais, a tradicional quermesse – com comidas típicas, bebidas e brincadeiras – almoço no domingo, bingo, quadrilhas e cavalgada no dia 29, feriado municipal do Padroeiro.

A novena teve início nesta segunda-feira (20) e segue até dia 28, com transmissão ao vivo pelo Instagram da Paróquia. As missas são rezadas na Capela Sagrada Família, sempre às 19h00, e cada dia conta com um padre convidado para a celebração.

O evento é realizado pela Comunidade Católica de Bonito, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bonito.

História

As comemorações em honra a São Pedro Apóstolo, Padroeiro de Bonito, datam como um dos mais antigos movimentos culturais e religiosos dessa região, tendo início antes mesmo do reconhecimento como município, em 1948. Conforme registros históricos do Padre Paulo Nunes de Araújo, que foi pároco da cidade até 2014, a primeira festa data-se de 29 de junho de 1928, quando foi inaugurada a primeira capela do então Distrito de Paz de Bonito.

Ainda segundo registrado pelo padre Paulo, a história do Padroeiro de Bonito começa com a visita do Padre salesiano João Crippa, de Campo Grande, que celebrou a primeira Missa Campal da região.  “Nessa ocasião, o Capitão Manoel Inácio de Farias doou um terreno para a construção de uma Capela. Assim, com a ajuda da comunidade, o Sr. Salvador Castilho, carpinteiro de origem espanhola, construiu uma Capela de madeira com cobertura de zinco, a qual foi inaugurada no dia 29/06/1928, festa de São Pedro Apóstolo. Por isso, o Apóstolo foi designado Padroeiro da comunidade católica e do Distrito de Paz de Bonito”.

Também na ocasião, foram confeccionados os estandartes do Padroeiro, decorando a Rua da Missa Campal, realizando a Alvorada Festiva com a queima de fogos. A cavalgada, que desperta a cidade no Dia do Padroeiro, foi incorporada na década de 50, em parceria com o Clube de Laço Nabileque.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Eventos
Em 17 de Outubro de 2022 às 15h47
Comunicado da banda diz que vocalista está lidando com 'hemorragia nas cordas vocais e um nódulo desde a última etapa da turnê' e um problema 'bastante sério' no joelho.
Em 05 de Setembro de 2022 às 15h21
VER TODAS EM EVENTOS
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.