Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Março de 2024
Eventos

Tradicional Festa de Reis do Distrito Águas do Miranda acontece neste final de semana

A programação inclui o Torneio de Reis, que também é referência no calendário esportivo do município, celebrações religiosas, com procissão, missa e muita comida.

Com informações de assessoria
Em 05 de Janeiro de 2022 às 12h46
(Divulgação)

Neste final de semana, entre os dias 8 e 9 de janeiro, acontece a 32ª edição da tradicional Festa dos Reis do Distrito Águas do Miranda. O evento é realizado pelos católicos da comunidade e pela Associação Negra Quilombola Ribeirinha Águas do Miranda, com a participação e colaboração dos moradores locais e da área rural da região, com apoio da Prefeitura Municipal, da Fundação de Cultura de MS e da Conerq-MS (Coordenação das Comunidades Negras Quilombolas do MS).

O evento também faz parte do calendário cultural de Bonito desde 2012 e neste ano vai contar com dois shows sertanejos gratuitos, das duplas Alex e Ivan, no dia 8, e Brenno Reis e Marco Viola, no dia 9.

Além deles, a programação inclui o Torneio de Reis, que também é referência no calendário esportivo do município, celebrações religiosas, com procissão, missa e muita comida.

A expectativa da comunidade, que vive basicamente da pesca, está muito alta em relação ao evento, que deve movimentar o distrito no período de piracema. Segundo a organização, o torneio já está com as inscrições lotadas e as pousadas também estão quase sem vagas para os dias do evento.

História da Festa

Localizada a 70 quilômetros de Bonito, a Comunidade Quilombola Ribeirinha Águas de Miranda, do distrito Águas de Miranda, certificada pela Fundação Cultural Palmares em 2012, realiza anualmente, há mais de 30 anos, a Folia de Reis ou Festa dos Santos Reis. A festa, que reúne cerca de 1.000 pessoas, no primeiro ou segundo final de semana de janeiro, faz parte do calendário de festejos do município desde 2012.

Inicialmente foi organizada apenas pela família Modesto, vinda da Bahia para o antigo Mato Grosso, e que mantinha a tradição há cerca de 100 anos, de pai para filho. A família Modesto continua presente na continuidade da folia, que tem como “Mestre da Bandeira” seu patriarca, Amarílio Modesto da Silva.

Durante a programação da festa ocorrem diversas atividades, como shows, churrasco e torneio de futebol. Canções tradicionais e instrumentos musicais acompanham os grupos formados pelos três reis magos (representações), palhaços (bastiões) – com máscaras e apitos, que marcam a chegada e a partida da bandeira – rainha, coro, mestre (ou embaixador) e bandeireiro ou alferes da bandeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Eventos
Em 17 de Outubro de 2022 às 15h47
Comunicado da banda diz que vocalista está lidando com 'hemorragia nas cordas vocais e um nódulo desde a última etapa da turnê' e um problema 'bastante sério' no joelho.
Em 05 de Setembro de 2022 às 15h21
VER TODAS EM EVENTOS
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.