Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Novembro de 2021
Eventos

Sistema Famasul lança “Viva Pantanal” e apresenta ações de prevenção e combate a incêndios

Durante live, Ministério Público Estadual e Corpo de Bombeiros apresentam atualizações do “Pantanal em Alerta” para produtores rurais.

Com informações de assessoria
Em 26 de Outubro de 2021 às 14h23
(Divulgação)

O Sistema Famasul Senar/MS lança, nesta quarta-feira (27), o Programa Viva Pantanal, que tem como objetivo desenvolver ações integradas voltadas à prevenção e combate a incêndios no bioma pantaneiro, aliando o conhecimento empírico de produtores e trabalhadores às metodologias difundidas por órgãos técnicos. O evento será híbrido, com início às 15h30 e transmissão disponível no canal do Sistema Famasul do YouTube.

Durante o lançamento, representantes do Ministério Público Estadual e Corpo de Bombeiros divulgarão novidades do sistema “Pantanal em Alerta”. Lançado em agosto e com funcionamento desde setembro, a ferramenta tecnológica auxilia na prevenção e no combate aos incêndios nas áreas rurais, possibilitando que produtores, brigadistas, autoridades públicas e a sociedade visualizem focos de calor em tempo real, permitindo a tomada de medidas de forma mais rápida, segura e eficaz.

A partir da divulgação do Programa Pantanal em Alerta, qualquer cidadão pode se cadastrar para receber os alertas via mensagem de texto e/ou e-mail. O método permite que sejam identificados os locais onde estão ocorrendo prováveis incêndios, bem como os imóveis em que se encontram naqueles pontos, para que seja possível acionar as autoridades, proprietários e brigadistas voluntários da região de forma mais rápida.

As informações são extraídas com base nos dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e do Sicar (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural). A meta é que, a partir do CAR, os alertas sobre focos de calor na propriedade sejam emitidos a cada sete minutos.

“A prevenção e o combate de focos de incêndio nas áreas rurais são prioridades do Sistema Famasul. Com eventos, capacitações e orientações da Assistência Técnica e Gerencial do Senar /MS compartilhamos informações para conscientizar produtores rurais sobre o assunto. O “Pantanal em Alerta” vem somar! Estamos muito satisfeitos com a funcionalidade desta nova ferramenta, que chega para atender a essa importante demanda do campo”, ressalta o presidente da federação, Marcelo Bertoni. 

“Muitas instituições de todo o estado, organizadas e alinhadas, estão se movimentando para oferecer a segurança à população, seja nos direcionamentos, na aquisição de equipamentos, levantamento de dados, e conscientização, seja no cronograma de ação e resultados das visitas. Esta é uma resposta que estamos oferecendo aos sul-mato-grossenses”, afirma o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Hugo Djan Leite. 

“Queremos comunicar com a sociedade, e especial à população diretamente envolvida com o Pantanal, sobre as ações necessárias para preservação deste importante bioma. A plataforma tem diferentes vertentes, uma delas é a científica, principalmente com a educação ambiental. Cada vez mais, o Ministério Público de MS está engajado e, dentro de suas atribuições, contribuindo com ações para conscientização, prevenção e combate aos focos”, explica Luciano Loubet, promotor de justiça do Núcleo Ambiental do Ministério Público de Mato Grosso do Sul.

Para acompanhar o evento online, clique aqui .

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Eventos
Em 24 de Novembro de às 16h33
O objetivo é compartilhar com os participantes, informações sobre como realizar os procedimentos básicos de socorro emergencial em caso de necessidade no ambiente de trabalho.
VER TODAS EM EVENTOS
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.