Bonito, Mato Grosso do Sul - 29 de Março de 2024
Eventos

Seminário on-line discute o Manejo Integrado do Fogo no Cerrado

O evento, mediado pela jornalista Cláudia Gaigher, irá debater as diferentes abordagens usadas para a gestão do fogo e para a conservação da biodiversidade no bioma. 

Informações assessoria de imprensa
Em 28 de Abril de 2021 às 08h07
Divulgação.

A Fundação Grupo Boticário promove no próximo dia 29, das 15 às 18 horas, o seminário Prevenção e Combate a Incêndios no Cerrado – Visões sobre o Manejo Integrado do Fogo. O evento irá debater as diferentes abordagens usadas para a gestão do fogo e para a conservação da biodiversidade no bioma.

“Focos de queimada no Cerrado continuam a ser uma das principais ameaças à região. Para evitar que o bioma sofra com novos incêndios, o Manejo Integrado do Fogo (MIF) tem sido adotado como estratégia em unidades de conservação do Centro-Oeste. São técnicas de gestão do fogo, usadas de maneira conjunta e colaborativa, com o objetivo de conservar o ecossistema. O evento busca fomentar o debate qualificado sobre o tema, de forma a ampliar a compreensão de como as técnicas podem ajudar a preservar o bioma”, explica a gerente de Conservação da Natureza da Fundação Grupo Boticário, Leide Takahashi.

Para participar do evento, basta se inscrever em um formulário on-line ( clique aqui ) até as 15 horas desta quarta-feira (28). A participação é gratuita e as vagas são limitadas.

Programação

Promovido em parceria com a Brigada Voluntária Ambiental de Cavalcante (Brivac), Rede Contra Fogo e Parque Nacional Chapada dos Veadeiros/ICMBio, o evento terá a mediação da jornalista Cláudia Gaigher, ganhadora do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo. A mesa de abertura irá debater os aspectos ecológicos, econômicos e sociais do MIF, com a presença da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD GO), Andréa Vulcanis, e do coordenador de Combate e Prevenção do Fogo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), João Morita.

O encontro segue com uma roda de conversa sobre as experiências com o MIF no Cerrado, com a participação de André Zecchin, coordenador da Reserva Natural Serra do Tombador; de Charles Pereira Pinto, brigadista MIF do PrevFogo; e do diretor da Brivac, Rafael Drummond. Na sequência, Damião Moreira Santos, da Associação Quilombo Kalunga, falará sobre a relação do manejo integrado do fogo com as cadeias da sociobiodiversidade. O território Quilombo Kalunga foi reconhecido por um programa ambiental da ONU como o primeiro Território e Área Conservada por Comunidades Indígenas e Locais (Ticca) do Brasil – título internacional que é concedido a regiões que mantêm a conservação da natureza e asseguram o bem-estar da população.

O evento também abre espaço para a apresentação de estudos relacionados ao tema na região da Chapada dos Veadeiros. Alessandra Fidelis, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), falará sobre interferência do fogo na vegetação do Cerrado. Emerson Vieira, da Universidade de Brasília (UnB), abordará os efeitos do fogo em mamíferos da região, um estudo conduzido há mais de 10 anos. Por fim, Isabel Schmidt, também da UnB, retratará o uso e os efeitos de queimas prescritas no território Quilombo Kalunga e no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros.

Por fim, uma segunda roda de conversa sobre o cenário e as experiências na Chapada dos Veadeiros reunirá o analista ambiental do ICMBio e chefe do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Luís Neves; e o cineasta e coordenador executivo da Rede Contra Fogo, Amilton Sá. O ator Marcos Palmeira finaliza o evento com uma mensagem a favor do Cerrado.

Serviço
Seminário Prevenção e Combate a Incêndios no Cerrado – Visões sobre o Manejo Integrado do Fogo
Data: 29 de abril de 2021
Horário: das 15h às 18h
Inscrição: gratuita, via formulário on-line, até as 15 horas do dia 28/04.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Eventos
Em 17 de Outubro de 2022 às 15h47
Comunicado da banda diz que vocalista está lidando com 'hemorragia nas cordas vocais e um nódulo desde a última etapa da turnê' e um problema 'bastante sério' no joelho.
Em 05 de Setembro de 2022 às 15h21
VER TODAS EM EVENTOS
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.