Bonito, Mato Grosso do Sul - 26 de Abril de 2024
Eventos

Revista com foco nas consequências dos incêndios no Pantanal é lançada

A revista é distribuída gratuitamente e a cerimônia de lançamento acontece na próxima segunda-feira (12), a partir das 16h30 no canal do Youtube do Ciência Pantanal.

Com informações de assessoria - Ketlen da Silva
Em 08 de Abril de 2021 às 13h44
(Divulgação)

As evidências e informações científicas são essenciais para enfrentar desafios ambientais e assegurar a conservação da sociobiodiversidade e da paisagem dos biomas. Por isso, pelo terceiro ano consecutivo, o WWF-Brasil apoia a produção de conhecimento científico com foco no Pantanal, a maior área úmida do planeta.

A sexta-edição da revista Ciência Pantanal acaba de ser lançada e traz informações sobre as consequências drásticas dos incêndios ocorridos nos anos de 2019 e 2020, atingindo fauna, flora e comunidades pantaneiras, bem como as ações para combater o fogo, encaminhar o socorro aos animais e promover a restauração ambiental.

A saúde dos animais silvestres é tratada em dois outros artigos, um focado nas jaguatiricas, o felino mais abundante do bioma. A publicação traz também um artigo sobre como a combinação de turismo e da ciência traz grandes avanços para a preservação dos peixes de Bonito. Confira também os esforços para desenvolver negócios sustentáveis e o uso de plantas nativas comestíveis. Também são enfocados o uso de instrumentos de planejamento como projeções futuras e zoneamento ecológico-econômico.

A publicação é um dos raros momentos onde pesquisadores representando várias instituições se unem para apresentar pesquisas relevantes para o Pantanal. Essa união fomenta a existência de um canal de diálogo e troca de saberes entre a comunidade científica e a sociedade, ajudando a popularizar a ciência e a divulgar os projetos de conservação existentes. 

(Divulgação)

A revista é distribuída gratuitamente e a cerimônia de lançamento acontece na próxima segunda-feira (12), a partir das 16h30 no canal do Youtube do Ciência Pantanal .

A transmissão ao vivo contará com a presença do analista de conservação da WWF-Brasil, Cássio Bernardino, do biólogo Henrique Concone, da pesquisadora Ieda Maria Bortolotto, da jornalista de meio ambiente e editora da revista, Liana John, e da pesquisadora da Embrapa Pantanal, Sandra Santos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Eventos
Em 17 de Outubro de 2022 às 15h47
Comunicado da banda diz que vocalista está lidando com 'hemorragia nas cordas vocais e um nódulo desde a última etapa da turnê' e um problema 'bastante sério' no joelho.
Em 05 de Setembro de 2022 às 15h21
VER TODAS EM EVENTOS
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.