Bonito, Mato Grosso do Sul - 24 de Abril de 2024
Eventos

MPMS pede cancelamento de festival em Bonito

Informativo publicado nas redes sociais do festival afirma que evento está mantido a partir de hoje.

Com informações de Campo Grande News
Em 17 de Dezembro de 2020 às 16h36
(Divulgação)

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) quer a suspensão de festival marcado para começar nesta quinta-feira. A recomendação assinada pelo promotor Alexandre Estuqui Junior é direcionada à prefeitura de Bonito, pedindo que cancele ou revogue o alvará do evento “Bonito Blues e Jazz Festival 2020”, previsto para começar hoje, às 17h00.

No documento, o Ministério Público considerou o número de mortes no país, que já passa dos 180 mil óbitos e também a alta expressiva de casos positivos de Covid-19 no último mês, em Mato Grosso do Sul. O promotor chegou a citar uma reportagem do Campo Grande News, publicada na última segunda-feira (14), que destaca o título de recordista de MS em relação a alta na média móvel de morte.

A posição de Bonito no mapa do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) também foi uma das justificativas usadas pelo MP para o cancelamento do evento. Conforme afirmado no diário oficial, Bonito está na bandeira vermelha do programa, que tem como recomendação por parte da SES (Secretaria Estadual de Saúde), manter funcionando apenas os setores essenciais e de baixo risco.

Ainda segundo o texto, foi considerado que o evento “irá ocasionar aglomerações de pessoas”. Chegou a ser citado o horário de realização do festival, classificando que o evento passará do horário do toque de recolher estabelecido pelo Estado. No entanto, desde a sexta-feira (11), os organizadores já avisam um novo horário, das 17h00 às 21h50, dez minutos antes do início do toque.

Sem leitos de UTI no Hospital de Bonito e com lotação acima do limite da capacidade, também é argumento para a recomendação.

Na conta oficial do evento foi publicado um novo informativo, no início da tarde de hoje, que afirma que o festival está mantido após uma reunião com o Comitê de Enfrentamento ao Covid da cidade de Bonito. “Estamos atendendo todas as exigências de biossegurança para que tenhamos um evento espetacular”, afirma trecho da legenda da publicação. 

Por telefone, Afonso Rodrigues Junior, criador e organizador do festival, disse que por conta da recomendação, uma reunião foi convocada em caráter de emergência pela prefeitura de Bonito, junto ao comitê. "Nessa reunião, tiveram 5 votos a 2 contra o pedido do Ministério Público, então o evento está mantido", declarou o organizador.

Houve tentativa de contato com a Secretaria de Turismo de Bonito, mas também não atenderam as ligações e nem responderam aos pedidos por email.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Eventos
Em 17 de Outubro de 2022 às 15h47
Comunicado da banda diz que vocalista está lidando com 'hemorragia nas cordas vocais e um nódulo desde a última etapa da turnê' e um problema 'bastante sério' no joelho.
Em 05 de Setembro de 2022 às 15h21
VER TODAS EM EVENTOS
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.