Bonito, Mato Grosso do Sul - 23 de Novembro de 2025
Eventos

Marca de MS é finalista em prêmio internacional de turismo responsável

O programa da WTM Latin America, WTM World Responsible Tourism Awards, tem como objetivo divulgar e reconhecer ações e projetos que contribuam para o setor turístico nacional.

Ketlen da Silva
Em 03 de Março de 2020 às 15h15
(Divulgação)

O Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America contou com 53 inscrições, sendo 38% dos projetos brasileiros e 62% de demais países da América Latina. Os finalistas do evento já passaram por uma avaliação prévia e o resultado final dos vencedores será divulgado no próximo dia 31, às 17h30, no Inspire Theatre, no Expo Center Norte, em São Paulo.

As categorias do WTM World Responsible Tourism Awards mudam a cada edição, buscando jogar luz sobre as iniciativas que trazem soluções para as questões mais relevantes para cada momento.  O prêmio deste ano recebeu projetos para serem avaliados em quatro categorias:

  • "Melhor em redução da pobreza e inclusão": é preciso que os prestadores de serviços de viagens procurem uma estratégia para mudar a realidade local, usando experiências de viagem memoráveis para alcançar uma redução mensurável da pobreza em uma comunidade local, inclusive entre pessoas locais e marginalizadas, e criando formas inclusivas de prestação de serviços de turismo e valores compartilhados com as comunidades locais.
  • "Melhor atração do patrimônio cultural": busca exemplos comprovados de um recurso cultural, histórico ou natural que esteja sendo protegido no centro de uma experiência de turismo.
  • "Melhor contribuição para preservação da vida selvagem": premia iniciativas que incluam experiências de observação da vida selvagem, trilhas ecológicas, lugares para se hospedar ou outras que atuem como estratégias de preservação da vida selvagem e dos habitats locais.
  • "Melhor destino para o turismo responsável": faz parte da responsabilidade dos destinos fazer o turismo trabalhar em prol da mudança, tornando cada visita uma experiência agradável para o viajante e tornando o viajante um agente de criação de empregos locais qualificados, preservação cultural e natural e sustentabilidade da indústria no longo prazo. 

De acordo com Gustavo Pinto, coordenador do prêmio e conselheiro do Programa de Turismo Responsável de WTM Latin America, os projetos estão muito bem estruturados e com uma contribuição real para que a indústria do Turismo seja sustentável. “Para selecionarmos os finalistas avaliamos os projetos sobre seis aspectos: conquistas, influência, inovação, impacto para a comunidade local, gerenciamento e sustentabilidade do empreendimento e ou iniciativa e experiência do cliente. O projeto precisa de fato ser viável, original e replicável. Estamos felizes com a aceitação”, comenta.

Além do suporte ao setor, o prêmio coloca a América Latina na rota de reconhecimentos e acompanha o movimento de outras feiras do portfólio WTM que já se destacam as melhores práticas do turismo responsável, como é o caso da WTM London e WTM Africa.

Thais Del Ben, gerente de Marketing da WTM Latin America, reforça a importância da divulgação e reconhecimento de boas práticas do mercado. “O Turismo Responsável é uma urgência para toda a cadeia turística e o prêmio é uma importante ferramenta de propagação da boa conduta e exposição de bons exemplos que acontecem em toda a América Latina”, completa.

Neste ano, entre os finalistas está uma marca sul-matogrossense, a Brasil Food Safaris. A iniciativa consiste em realizar viagens para lugares exclusivos com foco na gastronomia local, escolhendo destinos com relevância cultural e fazendo dos ingredientes e das técnicas de cozinha o principal atrativo. As expedições incluem aulas práticas com cozinheiros locais, visita a mercados para reconhecimento e compra de ingredientes, visita a atrativos turísticos, passeios pela natureza e pelo ambiente da população local e refeições em restaurantes de chefs renomados. A programação é elaborada com foco no interesse comum dos participantes: a gastronomia.

"Pra nós, que criamos há sete anos as expedições gastronômicas FoodSafaris, um reconhecimento como este só vem mostrar que estamos na direção certa. O turismo vem mudando, nós temos um olhar sempre voltado à troca, à valorização da experiência tanto para o cliente quanto para quem recebe. Somando isto à gastronomia, nosso público dá conta de absorver de forma abundante os traços identitários de um sistema alimentar e da cultura local. Ficamos muito orgulhosos com mais este reconhecimento" afirma o Chef Paulo Machado, criador da Brasil Food Safaris, com o Instituto de Pesquisas em Alimentação Paulo Machado, ao lado de Pollianna Thomé, através da operadora de turismo Bravo Expeditions. 

Chef Paulo Machado e Polliana Thomé, idealizadores das expedições Food Safaris. (Divulgação)

O chef foi vencedor em 2015 do Prêmio Dólmã e ganhou o título de embaixador da cozinha brasileira. Em 2018, ganhou o concurso do programa Fantástico com o Melhor Estrogonofe do Brasil, feito com carne de jacaré. Também já promoveu Festivais de Cozinha Brasileira em mais de 15 países e já realizou receitas que se tornaram parte das refeições em atrativos turísticos de Bonito e Jardim, como a Estância Mimosa e o Recanto Ecológico Rio da Prata.

Para saber mais sobre o Food Safaris, é só clicar aqui .

Confira a lista completa de finalistas abaixo:

  • Awake Travel (Colômbia)
  • Awamaki (Peru)
  • Brasil Food Safaris (Brasil)
  • Complexo Turístico Itaipu (Brasil)
  • Corredor Turístico Pájaros Pintados (Uruguai)
  • Expediciones Sierra Norte, Pueblos Mancomunados (México)
  • Fundación Teatro del Lago (Chile)
  • Instituto Costarricense de Turismo (Costa Rica)
  • La Mano del Mono (México)
  • Puntacana Resort & Club (República Dominicana)
  • Reserva Biológica Huilo Huilo (Chile)
  • Sitios WAO (Venezuela)
  • Travolution (Chile)
  • WorldVentures Foundation (EUA – com projetos na Nicarágua)

WTM Latin America

 A World Travel Market oferece os principais eventos mundiais ao setor de turismo. Um dos seis integrantes do portfólio WTM, a WTM Latin America terá, em 2020, sua oitava edição, levando a essa região um evento mundial e expertise. Através do networking e alto alcance global, a WTM Latin America oferece aos clientes conteúdo, oportunidades de negócios e contatos de qualidade.

Realizado em São Paulo, o evento business-to-business (B2B) atrai um público mundial para se reunir e determinar o rumo do setor de viagens e turismo. Ao longo de três dias, 9.000 visitantes influentes e 600 empresas expositoras fazem networking, negociam e se atualizam com  as últimas notícias do setor. Esse grande evento oferece aos visitantes a oportunidade de descobrir o mundo em um único lugar, fazer networking e ampliar seus conhecimentos com palestrantes renomados do setor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Eventos
Em 17 de Outubro de 2022 às 15h47
Comunicado da banda diz que vocalista está lidando com 'hemorragia nas cordas vocais e um nódulo desde a última etapa da turnê' e um problema 'bastante sério' no joelho.
Em 05 de Setembro de 2022 às 15h21
VER TODAS EM EVENTOS
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.