Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Abril de 2024
Eventos

Festival da Carne é uma das atrações no Festival de Inverno de Bonito

O evento é liderado pelo chef Sylvio Trujillo e acontece na Casa de Vidro. Haverá opções veganas e uma estação especial na Praça do Peixe.

Com informações de Campo Grande News
Em 25 de Agosto de 2022 às 14h22
(Divulgação)

A 21° edição do Festival de Inverno de Bonito conta com um sabor especial trazendo a edição itinerante do Festival da Carne do MS, que leva ainda mais tempero e diversão ao tradicional evento cultural de Mato Grosso do Sul.

Entre os dias 26 e 28 de agosto, um dos mais tradicionais eventos gastronômicos do Estado fortalece a cultura e culinária de Mato Grosso do Sul com um cardápio preparado especialmente para esta edição e com muitas surpresas.

Liderado pelo chef Sylvio Trujillo e pelo assador Peralta BBQ, a Estação Churrasco Pantaneiro acompanhada de Comida de Comitiva traz opções para acompanhar a carne, como carreteiro de charque artesanal orgânico, macarrão de comitiva raiz, barbecue artesanal com especiaria de guavira, chipa guazu e há ainda a opção vegana para quem preferir trocar a proteína animal pelo macarrão de comitiva de cogumelos.

“Vamos trabalhar em um estilo mais intimista, com cozinha raiz e forno à lenha. Por isso, adaptamos o cardápio para algo bem tradicional e ainda com essa novidade que é o macarrão vegano, para podermos contemplar a todos os públicos”, explica o chef Sylvio Trujillo.

Veterano no Festival da Carne, o assador Peralta BBQ já participou das duas edições realizadas em Campo Grande, sendo uma em outubro de 2021 e outra em agosto de 2022, em comemoração aos 123 anos de Campo Grande, onde mais de 10 mil pessoas participaram dos três dias de evento. “Participar do Festival da Carne em Bonito é uma experiência diferente, onde a atração será o grande churrasco pantaneiro, com muita música boa e culturas mistas”, pontua o assador.

Após uma edição grandiosa no início do mês, a organização do evento espera o mesmo sucesso em Bonito e, por isso, escolheu um ambiente, cardápio e atrações especiais, fomentando a cultura e gastronomia regional.

“Vivemos a maior de todas as edições do Festival da Carne recentemente em Campo Grande. As edições menores, realizadas no interior, são igualmente importantes, como as que realizamos em Jardim e Corumbá neste ano, mas Bonito vem com um desafio especial, pois, além de ser um dos principais cartões-postais do Brasil, o Festival de Inverno atrai turistas de todo o País e até de outros países. Por isso, temos que mostrar nossa culinária local com toda sua riqueza, valor e sabor”, afirma Marcia Marinho, uma das organizadoras do evento.

Além do evento na Casa de Vidro, haverá ainda a Estação de Burger Orgânico na Praça do Peixe, onde ocorrem as principais atividades culturais do Festival de Inverno. Haverá ainda opções de chopp, drinks, refrigerantes, energético e água. A entrada para o evento é R$ 20 e o valor será revertido em consumação de produtos.

Além de toda a beleza natural de Bonito, durante o Festival da Carne haverá projeção de trabalho autoral da artista carioca Izabel Goudart, do Rio de Janeiro, que irá expor imagens das águas e luzes captadas nos rios de Bonito. A projeção será dividida em três telas instaladas no espaço expositivo. A artista combina palavras, fotografias e imagens em movimento da superfície e cores das águas para evocar o encantamento, o frescor e a beleza de mergulhar nos rios de Bonito e sentimentos, valores e atitudes a serem cultivados honrando a sacralidade da vida contida nas águas.

“Durante as viagens que realizo pelo Brasil e exterior, registro fragmentos de imagens e sons da natureza e coletando materiais nas caminhadas. Utilizo esse material na produção de foto e vídeo instalações, performances e objetos. Conheci Bonito há 15 anos, através de amigos que nasceram e vivem próximos da região. Retornei no início de 2022, momento em que realizei as imagens que vou projetar no evento. São imagens abstratas que realçam as cores, luzes e movimento das águas do rio Formoso. É uma homenagem aos seres encantados que habitam os rios da região e às suas águas, matas ciliares e toda vida e abundância que elas nos proporcionam. Bonito é um patrimônio natural que precisa ser cuidado e preservado. Gostaria com esse trabalho de estimular o sonho. Sonhar com outros futuros, onde as montanhas, florestas, rios, águas sejam vistos como entidades vivas e não apenas como recursos a serem explorados”, relata a artista carioca.

Com apoio da Flora Pantanal Soluções Ambientais, após o Festival da Carne do MS, a organização do evento plantará no município mudas de plantas para neutralizar o carbono gerado durante o evento.

“Bonito é um verdadeiro patrimônio ambiental e merece todo nosso respeito e preservação. Como agradecimento por essa linda cidade nos receber, vamos retribuir com o plantio de mudas após o evento, colaborando assim, para que esse local permaneça com sua biodiversidade preservada”, pontua Henrique Corrêa, um dos organizadores do evento.

O Festival da Carne do MS edição Bonito é realizado pela Fest Food’n Fun, com apoio do Sebrae, ABPO Bio Carnes, Sectur Bonito, Abrasel Bonito, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Bonito Chopp e Flora Pantanal Soluções Ambientais.

Mais informações pelo Instagram .

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Eventos
Em 17 de Outubro de 2022 às 15h47
Comunicado da banda diz que vocalista está lidando com 'hemorragia nas cordas vocais e um nódulo desde a última etapa da turnê' e um problema 'bastante sério' no joelho.
Em 05 de Setembro de 2022 às 15h21
VER TODAS EM EVENTOS
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.