Bonito, Mato Grosso do Sul - 25 de Setembro de 2020
Eventos

Evento de compras online com grandes descontos acontece a partir desta quinta-feira

Semana Brasil promete trazer descontos em varejistas de diversos segmentos entre 03 e 13 de setembro.

Com informações de TechTudo
Em 03 de Setembro de 2020 às 15h32
(Divulgação)

A Semana do Brasil 2020 é um evento de compras promovido pelo Governo Federal em parceria com varejistas de todo o Brasil. O objetivo é reunir lojistas para oferecer descontos e atrair clientes como forma de voltar a aquecer o comércio em meio à crise econômica. O país está oficialmente em recessão após queda de 9,7% do PIB divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esta é a segunda edição do evento, que acontece na semana em que se comemora a independência do Brasil (7 de setembro). A campanha, que segue os passos da Black Friday, começa nesta quinta-feira (03) e irá até o dia 13 de setembro.  

A Semana do Brasil é uma campanha de descontos que estimula lojistas a criarem ofertas para aquecer a economia. Similar à Black Friday, o objetivo é aumentar as vendas em um período marcado pela baixa demanda por produtos nos meses que antecedem o Natal. A iniciativa começou em 2019 e gerou faturamento 37,6% superior ao mesmo período do ano anterior, sem a campanha. 

Em 2020, o evento visa aquecer o comércio brasileiro em um momento de contração econômica. A semana de compras é promovida pelo Governo Federal em parceria com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). Segundo o IDV, essa é a iniciativa “totalmente suprapartidária, que trará benefícios para a economia do país como um todo”.
A campanha deste ano está marcada para acontecer entre os dias 3 e 13 de setembro de 2020, mas já conta com publicidade estatal desde o dia 31 de agosto.

Lojas participantes  

O evento está marcado para acontecer tanto em lojas físicas e quando no e-commerce. Segundo o Governo Federal, a Semana do Brasil 2020 já conta com a parceria de 83 associações do comércio varejista. São esperados milhares de comércios com ofertas no período de promoções, mas os organizadores ainda não divulgaram a lista de lojas participantes. Da mesma forma, também não foi revelado o valor dos descontos, que deve variar de acordo com cada loja.

Em 2019, a campanha contou com 2.800 lojistas incluindo redes famosas, como Americanas, Ponto Frio, Casas Bahia e Magazine Luiza. Em 2020, a organização aponta que diversas lojas menores deverão participar também em marketplaces, como Amazon e Mercado Livre. A lista completa de estabelecimentos será divulgada na página oficial do evento (semanadobrasil.com).

Produtos com desconto

No ano passado, as lojas participantes eram de diversos ramos, desde a venda de eletrônicos, móveis e decoração até serviços, como agências de marketing e turismo e escritórios de contabilidade. Por isso, para este ano também é esperado uma grande variedade de produtos e serviços em oferta.

Os organizadores não restringem o evento a segmentos específicos, e igualmente não determinam descontos mínimos para produtos ofertados no âmbito da campanha. As orientações a lojistas mencionam apenas que as empresas participantes devem “oferecer descontos realmente bons – do contrário, os consumidores irão procurar outra loja”. 

Ao contrário da Black Friday, a Semana do Brasil 2020 não tem um site que concentra as principais ofertas. Tampouco existe um selo que garanta que determinado desconto é real. Por ora, os organizadores oferecem apenas o cadastro de e-mail e um grupo de WhatsApp para receber promoções. Em testes conduzidos pelo TechTudo, no entanto, o WhatsApp avisa que o grupo está lotado e não permite mais novos membros. O nome “Semana do Brasil #127” sugere a existência de 127 grupos criados pela organização, o que resultaria em mais de 32 mil pessoas cadastradas.

Dessa forma, uma das principais dicas para encontrar produtos baratos na Semana do Brasil é verificar em sites de promoções se os descontos são verdadeiros. Também vale ficar atento a benefícios oferecidos pelas lojas, como frete grátis e cashback. Além disso, preste atenção aos truques usados pelo e-commerce para fazer o consumidor gastar mais dinheiro.

Dicas para comprar com segurança  

A organização da Semana do Brasil 2020 não divulga se toma medidas para garantir que as lojas participantes cumpram com as promessas da campanha. Do mesmo modo, dicas de segurança para prevenir golpes, como evitar sites com erros ortográficos e sem HTTPS, acabam não sendo válidas para o evento. O principal site que promove a Semana do Brasil, por exemplo, tem conteúdo com erros e não conta com certificado de segurança.

Por esse motivo, é preciso redobrar os cuidados para evitar fraudes. É aconselhável buscar se a loja tem CNPJ e se não está na lista negra do Procon, além de procurar por queixas no Reclame Aqui. Especialistas também recomendam evitar pagamento com boleto. A opção mais segura é sempre o cartão de crédito, desde que o site tenha HTTPS e a reputação da loja seja reconhecida.

Ao comprar em lojas físicas, é preferível também evitar pagamentos em dinheiro para evitar contágio pelo coronavírus. Segundo estudo da Capterra realizado em julho, 61% dos brasileiros já dão preferência para estabelecimentos que aceitam pagamentos sem dinheiro físico.

Nesses casos, o celular surge como meio de evitar tocar na máquina de cartão. De acordo com a mesma pesquisa, usuários de carteiras digitais aumentaram em 32% o volume de pagamentos com dispositivos móveis, sejam smartphones ou smartwatches.

Vale a pena comprar ou é melhor esperar a Black Friday?

Embora a lista de 2.800 lojistas de 2019 possa se repetir em 2020, é preciso ter cautela com a Semana do Brasil 2020. A campanha ainda está na segunda edição e ainda não conta com diversos mecanismos para evitar fraudes que já existem na Black Friday, que é mais antiga no Brasil.

O evento de compras mais famoso também tende a contar com maior adesão dos comerciantes, o que pode gerar mais chances de bons descontos. No entanto, a Black Friday 2020 deverá ocorrer, assim como em anos anteriores, apenas em novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Eventos
Em 24 de Setembro de às 08h56
O objetivo é apresentar aos participantes as medidas preventivas de saúde e segurança do trabalho para realização de atividades como limpeza.
VER TODAS EM EVENTOS
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.