Bonito, Mato Grosso do Sul - 25 de Outubro de 2020
Eventos

Diretora da Wetlands International Brasil participa de live sobre incêndios no Pantanal

Organizada pelo Genomic Lab, a transmissão ao vivo acontece nessa quarta-feira (23), a partir das 18 horas (de Brasília).

Com informações de assessoria
Em 23 de Setembro de 2020 às 14h05
(Divulgação)

O Pantanal tem sofrido com um grande número de incêndios em 2020. Já são quase 16 mil focos, maior número registrado na região desde que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou o monitoramento. Para falar mais sobre o assunto, a diretora da Wetlands International Brasil, a ecóloga Rafaela Nicola, é uma das convidadas da live “Pantanal: Queimadas, Conservação e Ciência Cidadã”, que acontece às 18h00 (horário de Brasília) no canal do YouTube do Genomic Lab, grupo que organiza a transmissão. 

“A Wetlands International é uma organização que trabalha com ações práticas no Pantanal, que são elaboradas a partir de dados científicos. Passamos por um momento difícil no bioma e buscar soluções que se sustentem a longo prazo, que mesclam o saber tradicional com novas tecnologias e que sejam inovadoras e acessíveis é um de nossos objetivos. Essa live também é importante para que mais pessoas saibam o que está acontecendo na região, para que isso não volte a acontecer”, destaca Rafaela. 

Também participam da conversa ao vivo Diego Santana, professor da UFMS, Felipe Dias, da SOS Pantanal, Walfrido Tomas, pesquisador da Embrapa, e Rodrigo Jardim e Alberto Dávila, do Genomic Lab.  

De acordo com a organização do evento, saber mais sobre o que está acontecendo no Pantanal pode dar início a ações de ciência cidadã, podendo complementar o que já está sendo feito para combater o fogo e os impactos causados por ele.  

O professor Diego Santana e Alberto Dávila, que iniciam as falas, irão debater brevemente sobre as tecnologias de DNA e genômicas que poderiam ser exploradas visando ações de conservação da biodiversidade do Pantanal. “Nos interessa divulgar e discutir iniciativas que possam, mesmo que não de imediato, fazer uso das tecnologias de ácidos nucleicos (DNA/RNA)”, conclui Alberto. 

A live pode ser acessada através deste link

Wetlands International Brasil  

Wetlands International é uma organização não governamental com mais de 80 anos de existência, associada à Convenção de Áreas Úmidas de Importância Internacional (Convenção Ramsar) e atua em todos os continentes. O escritório Latino América e Caribe (LAC) está sediado na Argentina.  

No Brasil, a Wetlands International passa a atuar diretamente com o Programa Corredor Azul, hospedado pela Mupan-Mulheres em Ação no Pantanal desde agosto de 2018. 

O programa tem como objetivo preservar a saúde ambiental e a conectividade do Sistema Paraná-Paraguai de Áreas Úmidas, tanto como patrimônio natural para o sustento e subsistência das comunidades locais, quanto para promover o desenvolvimento sustentável da região. 

As áreas úmidas que integram o Corredor Azul nascem no Pantanal Brasileiro e se estendem pela Bolívia e Paraguai até o Delta do Paraná, na Argentina, abrangendo um território total de 3.400 quilômetros. Este corredor de biodiversidade - um dos maiores sistemas de áreas úmidas do mundo - caracteriza-se pelo grande volume de água que transporta, fazendo jus ao nome "Corredor Azul". 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Eventos
Em 21 de Outubro de às 08h31
Durante o evento serão abordados os seguintes assuntos: Conceitos de informática; Processamento de dados; Gerenciamento depastas e arquivos; Word, Excel, Power Point; Internet; entre outros.
VER TODAS EM EVENTOS
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.