Bonito, Mato Grosso do Sul - 29 de Março de 2024
Eventos

Diretora da Wetlands International Brasil participa de live sobre incêndios no Pantanal

Organizada pelo Genomic Lab, a transmissão ao vivo acontece nessa quarta-feira (23), a partir das 18 horas (de Brasília).

Com informações de assessoria
Em 23 de Setembro de 2020 às 14h05
(Divulgação)

O Pantanal tem sofrido com um grande número de incêndios em 2020. Já são quase 16 mil focos, maior número registrado na região desde que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou o monitoramento. Para falar mais sobre o assunto, a diretora da Wetlands International Brasil, a ecóloga Rafaela Nicola, é uma das convidadas da live “Pantanal: Queimadas, Conservação e Ciência Cidadã”, que acontece às 18h00 (horário de Brasília) no canal do YouTube do Genomic Lab, grupo que organiza a transmissão. 

“A Wetlands International é uma organização que trabalha com ações práticas no Pantanal, que são elaboradas a partir de dados científicos. Passamos por um momento difícil no bioma e buscar soluções que se sustentem a longo prazo, que mesclam o saber tradicional com novas tecnologias e que sejam inovadoras e acessíveis é um de nossos objetivos. Essa live também é importante para que mais pessoas saibam o que está acontecendo na região, para que isso não volte a acontecer”, destaca Rafaela. 

Também participam da conversa ao vivo Diego Santana, professor da UFMS, Felipe Dias, da SOS Pantanal, Walfrido Tomas, pesquisador da Embrapa, e Rodrigo Jardim e Alberto Dávila, do Genomic Lab.  

De acordo com a organização do evento, saber mais sobre o que está acontecendo no Pantanal pode dar início a ações de ciência cidadã, podendo complementar o que já está sendo feito para combater o fogo e os impactos causados por ele.  

O professor Diego Santana e Alberto Dávila, que iniciam as falas, irão debater brevemente sobre as tecnologias de DNA e genômicas que poderiam ser exploradas visando ações de conservação da biodiversidade do Pantanal. “Nos interessa divulgar e discutir iniciativas que possam, mesmo que não de imediato, fazer uso das tecnologias de ácidos nucleicos (DNA/RNA)”, conclui Alberto. 

A live pode ser acessada através deste link

Wetlands International Brasil  

Wetlands International é uma organização não governamental com mais de 80 anos de existência, associada à Convenção de Áreas Úmidas de Importância Internacional (Convenção Ramsar) e atua em todos os continentes. O escritório Latino América e Caribe (LAC) está sediado na Argentina.  

No Brasil, a Wetlands International passa a atuar diretamente com o Programa Corredor Azul, hospedado pela Mupan-Mulheres em Ação no Pantanal desde agosto de 2018. 

O programa tem como objetivo preservar a saúde ambiental e a conectividade do Sistema Paraná-Paraguai de Áreas Úmidas, tanto como patrimônio natural para o sustento e subsistência das comunidades locais, quanto para promover o desenvolvimento sustentável da região. 

As áreas úmidas que integram o Corredor Azul nascem no Pantanal Brasileiro e se estendem pela Bolívia e Paraguai até o Delta do Paraná, na Argentina, abrangendo um território total de 3.400 quilômetros. Este corredor de biodiversidade - um dos maiores sistemas de áreas úmidas do mundo - caracteriza-se pelo grande volume de água que transporta, fazendo jus ao nome "Corredor Azul". 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Eventos
Em 17 de Outubro de 2022 às 15h47
Comunicado da banda diz que vocalista está lidando com 'hemorragia nas cordas vocais e um nódulo desde a última etapa da turnê' e um problema 'bastante sério' no joelho.
Em 05 de Setembro de 2022 às 15h21
VER TODAS EM EVENTOS
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.