Entre os dias 17 e 20 de outubro, a Sebrae realiza o curso de “Agricultura Biodinâmica” na Capital. O objetivo do curso é mostrar os diferentes métodos desse tipo de cultivo, que não utiliza adubos químicos, venenos herbicidas, fungicidas ou larvicidas, sementes transgênicas, antibióticos ou outros agrotóxicos. Além disso, disponibiliza os recursos naturais a favor do agricultor gerando saúde, ritmo e consciência de forma a aproveitar melhor seu tempo de vida livre.
O workshop é oferecido por modalidade de imersão, com atividades práticas envolvendo o controle de plantas, insetos e animais, e as disciplinas incluem o significado de agricultura biodinâmica, emancipação, interiorização e verticalização, ritmos das estações do ano, a individualidade agrícola e leituras do curso agrícola. Estudantes, professores, terapeutas, médicos, nutricionistas, agrônomos, agricultores, entre outros, podem se inscrever para participar.
As aulas são ministradas pelo professor João Carlos Ávila, que é formado em alemão na Goethe-Institut, em Munique, na Alemanha, pós-graduado em Agricultura Biodinâmica no Instituto Elo e consultor biodinâmico credenciado pela Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica (ABD).
O investimento para realização do curso é de R$480,00 e acontece na sede da Sebrae/MS em Campo Grande, localizada na Avenida Mato Grosso, 1661, em Campo Grande. Por conta das atividades que serão realizadas é necessário levar botas, luvas, repelente, protetor solar e roupas apropriadas para a realização dos trabalhos.
Maiores informações e inscrição pelo telefone (32) 99804-8757.
Agricultura Biodinâmica
A Biodinâmica foi criada por Rudolf Steiner, em 1924, no Curso Agrícola em Koberwitz, quando teve como aluno Almar Wistinghausem, e as bases para a ampliação da agricultura foram entregues à humanidade como um ramo da Antroposofia. Abrange várias áreas do conhecimento, integrando o ser humano em diversos níveis, como o corpo, a alma e o espírito, além da relação entre eles e o ambiente em seu entorno. Assim, no caso da agricultura, é fundamental entender de maneira profunda quais são as relações entre o ser humano, a terra e o cosmo.

