Bonito, Mato Grosso do Sul - 25 de Abril de 2024
Eventos

Corumbá sedia evento nacional de canoagem neste fim de semana

O 28º Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona será a primeira e única competição nacional de canoagem maratona do ano, seguindo rígidos protocolos de biossegurança.

Com informações de assessoria - Ketlen da Silva
Em 18 de Novembro de 2020 às 12h22
(Divulgação/Fundesporte)

 

O 28º Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona vai ser realizado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), em Corumbá, nos dias 21 e 22 de novembro.

Cerca de 100 competidores de todo o país se reunirão nas águas do Rio Paraguai, com largada no Porto Geral. O evento também contará com a presença de dois canoístas olímpicos: o brasileiro Roberto Maehler e o cubano Jorge Garcia, que estiveram nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, no Rio de Janeiro (RJ).

Devido à paralisação das atividades esportivas por conta da pandemia da Covid-19, esta será a primeira e única competição nacional de canoagem maratona do ano, seguindo protocolos rígidos de biossegurança.

Os campeões da temporada, nas categorias masculino e feminina, serão decididos na capital do Pantanal. De acordo com a Federação de Canoagem de Mato Grosso do Sul (FCaMS), além de Mato Grosso do Sul, haverá competidores de Mato Grosso, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul.

O presidente da FCaMS, Rafael Girotto, enfatiza que o “charme” do Rio Paraguai pode atrair mais participantes, já que os canoístas normalmente estão acostumados a remar em represas e rios não tão formosos como o do Pantanal. “Esse é um rio histórico para nossa região e também ao país. Ter um campeonato em meio ao Pantanal, no Rio Paraguai, traz um glamour ao evento. Todos os atletas já vêm empolgados, porque é algo a mais, uma adrenalina”, relatou.

“Para a gente, é uma honra receber um evento tão importante aqui no Estado. Os nossos atletas estão bem animados, porque terão a oportunidade de disputar um título nacional dentro de casa. Então, isso traz uma responsabilidade e um peso a mais, porém é incentivo de poder defender ou conquistar o título em Mato Grosso do Sul”, completa Girotto.

Categorias

As provas, com percursos de 5, 10 e 20 quilômetros, serão disputadas nas categorias infantil, menor, cadete, júnior, sênior, máster (A, B, C e D) e open, e na canoagem adaptada/paralímpica nas categorias L1, L2, L3 e open.

Os tipos de embarcação serão caiaque (classes K1 escola, K1/K2 e K1 (embarcação até 4,5 metros) e canoa (C1/C2). Já na paracanoagem, estarão na água caiaques nas classes K1, V1 e turismo.

O 28º Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona está sendo organizado pela Federação Estadual de Canoagem (FCaMS), com supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), em parceria com a Prefeitura Municipal de Corumbá. O Governo do Estado, via Fundesporte, é o principal apoiador do evento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Eventos
Em 17 de Outubro de 2022 às 15h47
Comunicado da banda diz que vocalista está lidando com 'hemorragia nas cordas vocais e um nódulo desde a última etapa da turnê' e um problema 'bastante sério' no joelho.
Em 05 de Setembro de 2022 às 15h21
VER TODAS EM EVENTOS
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.