Bonito, Mato Grosso do Sul - 29 de Março de 2024
Eventos

Conceição dos Bugres é tema de exposição no MASP

Mais de 100 obras de diferentes períodos e materiais serão exibidas até o 30 de janeiro de 2022.

Com informações MASP
Em 17 de Junho de 2021 às 11h36
Obras expostas no MASP. Foto: Paulo Machado.

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) apresenta a exposição “Tudo é da natureza do mundo”, dedicada à obra de Conceição Freitas da Silva, conhecida como Conceição dos Bugres (1914-1984), artista renomada por sua produção dos chamados “bugres”, esculturas em madeira cobertas por cera e tinta que ela criou incessantemente ao longo de três décadas, no Mato Grosso do Sul, para onde migrou ao deixar Povinho de Santiago, Rio Grande Sul.

O título da mostra é emprestado de uma fala da artista num documentário gravado em 1979. Conceição descreve as formas assumidas por suas peças como resultado do respeito ao formato da madeira, que “é sábia”. 

Parte essencial do trabalho da artista é a escolha dos troncos de árvores para as esculturas. A partir de cilindros de diferentes tamanhos e circunferências, e usando uma machadinha, ela construiu figuras às quais deu nomes próprios, como Mariquinha, João Grilo e Chiquinho. Esses nomes, no entanto, não foram registrados nos documentos dos trabalhos, quase todos sem título e sem data.

Mais de 100 obras de diferentes períodos e materiais serão exibidas até o 30 de janeiro de 2022. A curadoria dessa exposição é de Amanda Carneiro e Fernando Oliva.

Mais informações: https://masp.org.br/exposicoes/conceicao-dos-bugres

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Eventos
Em 17 de Outubro de 2022 às 15h47
Comunicado da banda diz que vocalista está lidando com 'hemorragia nas cordas vocais e um nódulo desde a última etapa da turnê' e um problema 'bastante sério' no joelho.
Em 05 de Setembro de 2022 às 15h21
VER TODAS EM EVENTOS
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.