Bonito, Mato Grosso do Sul - 15 de Julho de 2020
Esportes

Especialistas orientam corredores a como se exercitarem em casa

Manter a preparação física é importante para quem se prepara para provas de rua.

Com informações de assessoria
Em 30 de Março de 2020 às 12h14
A Bonito 21K, que acontece em dezembro, exige grande preparo físico para alcançar a linha de chegada. (Divulgação)

Em tempos de isolamento social, medida recomendada pelas autoridades de saúde para frear a disseminação do COVID-19, a preparação de corredores para provas como a Bonito 21K teve que se adaptar. Como a recomendação para o momento é não sair de casa, até mesmo para a realização de práticas ao ar livre, os exercícios indoor – feitos dentro de casa – foram a alternativa encontrada. “Tenho indicado uma série de exercícios para que meus alunos executem em casa, para minimizar a perda de condicionamento físico durante esses dias de quarentena”, explica André Milani, diretor técnico da Bonito 21K.

Segundo Milani, manter a prática de exercícios é importante para que, no retorno aos treinamentos, os atletas não estejam muito distantes do nível de antes. “Quem tem uma esteira pode treinar de maneira mais semelhante ao normal, porém não tendo é possível utilizar o treinamento dos grupos musculares utilizados na corrida para que se mantenham fortes, e utilizar treinamentos funcionais para preservar o condicionamento aeróbico”, completa.

O médico do exercício e esporte Renô Dória ressalta que a manutenção da atividade física é de extrema importância, porém os exercícios devem ser adaptados de acordo com a faixa etária, estado físico e disponibilidade. O médico explica que os exercícios educativos próprios para corrida são fundamentais para recrutamento dos grupamentos musculares, o que pode melhorar a biomecânica do gesto esportivo e consequentemente a performance. Mas recomenda também alguns cuidados: “Deve-se ter o cuidado de fazer um aquecimento antes do treinamento, utilizando a musculatura que será exercitada na sequência do dia e um alongamento leve logo após”.

A corredora Tati Bergamo é uma das que não parou com os exercícios, e tem se adaptado para realizar práticas indoor e motivar seus seguidores no Instagram. “A Bonito 21K se tornou agora a grande estrela do meu ano, uma luz no fim do túnel em meio a tantas provas canceladas e adiadas. É por ela e por mim, primeiramente por minha saúde e depois por essa meta, que eu continuo correndo, e dessa forma espero continuar motivando as pessoas a não pararem de treinar nesse momento e muito menos desistirem de suas metas”, afirma Tati.

A 6ª edição da Bonito 21K será realizada entre os dias 04 e 06 de dezembro. A realização é do Sesc de Mato Grosso do Sul e da H2O Ecoturismo.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Esportes
Em 10 de Julho de às 15h15
Torneios continentais voltarão a ser jogados sem a presença de torcedores nos estádios.
Em 19 de Maio de às 15h20
Renda da competição será revertida em prol de hospitais e centros de saúde que atuam na linha de frente contra o coronavírus.
Em 24 de Março de às 16h36
Abe Shinzo pediu ao Comitê Olímpico Internacional para adiar os jogos que deveriam acontecer em Tóquio neste ano.
VER TODAS EM ESPORTES
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.