Bonito, Mato Grosso do Sul - 14 de Julho de 2020
Agronegócio

Primeiros vegetais rastreados serão expostos em feira de Campo Grande

Os produtores estão se adaptando à nova legislação com apoio do Sindicato Rural de Campo Grande.

Com informações de Agro Agência
Em 28 de Agosto de 2019 às 15h32
Os irmãos Chiquitos foram os primeiros a rastrear seus produtos. (Divulgação/Agro Agência)

A rastreabilidade vegetal entrou em vigor e já é obrigatória para quem produz vegetais frescos. Os primeiros a se regularizarem vão apresentar seus produtos rastreados durante a Feira de Negócios Agropecuários de Campo Grande (Fenagrande), que acontece de 30 de agosto a 1 de setembro nos altos da avenida Afonso Pena.

A regulamentação é realizada por meio da Instrução Normativa nº 2 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que estabeleceu o sistema de rastreamento para auxiliar o monitoramento e o controle de resíduos de agrotóxicos na cadeia produtiva de vegetais frescos destinados à alimentação humana.

Os irmãos Chiquitos, produtores de hortaliças, foram os primeiros a rastrear seus produtos. Eles contaram com o apoio técnico do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG), que fez a ponte entre o produtor, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), além de orientação em todas as etapas do processo.

O gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento, Araquem Ibrahim, explica que a instrução normativa já está em vigor, mas há um calendário dividido em grupos de produtos para a rastreabilidade, que vai até 2021. Quem não aderir estará sujeito a penalidades, que vão de multa até a suspensão da venda.

Durante a Fenagrande, os irmãos Chiquitos vão apresentar a mini moranga e tomate grape rastreados, com informações sobre endereço, variedade, lote, data e outras informações que poderão ser acessadas em um QR Code. O presidente do SRCG, Alessandro Coelho, destaca que o sistema foi criado para auxiliar o monitoramento e o controle de resíduos de defensivos na cadeia produtiva e que pode abrir caminho para novos mercados, além da segurança alimentar para os consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Agronegócio
Em 24 de Junho de às 09h40
A praga causou grandes perdas às lavouras de arroz na região sul do Brasil nas décadas de 1930 e 1940.
Em 05 de Setembro de às 14h37
Para a SRB, o Projeto de Lei aprovado na Câmara reconhece agricultor como protagonista da sustentabilidade no Brasil.
VER TODAS EM AGRONEGÓCIO
Notícias em destaque agora
Em 14 de Julho de 2020 às 11h08
Estudo foi publicado no dia 02 de julho no Jornal Internacional de Doenças Infecciosas (International Journal of Infectious Diseases), publicação revisada por outros médicos, de acesso público da Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas.
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.