Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Março de 2024
Geral

ZEE é uma alternativa acertada para Serra da Bodoquena, diz a vice-presidente do SBE

Para Lívia Medeiros Cordeiro, que tem doutorado pela USP em Zoologia e é especialista em Espeleobiologia (ramo da Biologia, que estuda a fauna em ambientes subterrâneos), a ZEE é uma alternativa acertada para a região.

Informações SBE
Em 11 de Junho de 2019 às 08h26
Serra da Bodoquena. (Daniel De Granville)
No mundo da escuridão, também há vida. A frase, da bióloga Lívia Medeiros Cordeiro (SBE 1835), apresenta-se, com misto de poesia e realismo, como alerta para a situação dos rios subterrâneos da Serra de Bodoquena, que engloba os municípios de Bodoquena, Jardim, Porto Murtinho e Bonito.  Lívia, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Espeleologia e voluntária do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, participou de reunião com o presidente da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), na no dia 27 de abril. Como um dos encaminhamentos do encontro, o parlamentar irá apresentar proposta de estabelecer, na região da Serra da Bodoquena, um Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE). O Deputado acrescentou que, a partir da reunião, é possível discutir, inclusive, a criação de uma equipe de  espeleólogos para catalogar cavernas da região e a instalação de um museu com fauna e flora dos rios subterrâneos. Além disso, a Casa de Leis poderá sediar audiência para discutir o assunto. Para Lívia, que tem doutorado pela USP em Zoologia e é especialista em Espeleobiologia (ramo da Biologia, que estuda a fauna em ambientes subterrâneos), a ZEE é uma alternativa acertada para a região. “Com isso, vamos poder delimitar as áreas mais frágeis da Serra de Bodoquena, selecionar atividades e locais onde as práticas são adequadas e orientar melhor os proprietários da região”, enumerou. “O caminho é esse para a gente poder conviver com as peculiaridades da Serra da Bodoquena e atividades econômicas, realizadas de modo sustentável”, avaliou. A bióloga, falou, de um ambiente pouco conhecido, mas que, mesmo assim, sofre com a poluição. “Lá, o lixo está chegando antes que a gente”, disse. Ela explica que os resíduos, descartados incorretamente na região, são levados pela chuva a esses locais subterrâneos. Além disso, poluentes depositados na superfície também chegam ao subsolo. “Como se trata, neste caso, de um sistema de fraturas e condutos, os contaminantes lançados no solo vão rapidamente para o lençol freático. É como se a gente tivesse um lençol freático com quase zero de capacidade de filtração do que vem de cima”, explicou.  Mais informações: http://www.cavernas.org.br/sbenoticias.asp
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Geral
Em 20 de Outubro de 2022 às 16h38
Além do retrato do famoso bruxo de óculos redondos, serão lançadas outras três peças: o trem Hogwarts Express, o professor Albus Dumbledore e a escola de magia e bruxaria de Hogwarts.
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.