Bonito, Mato Grosso do Sul - 16 de Abril de 2024
Política

Tereza Cristina e representantes do Brics desembarcam em Bonito

A reunião acontece nesta quarta e quinta-feira e trata sobre diversos assuntos, como inovação e princípio científico.

Com informações de Portal da Educativa
Em 25 de Setembro de 2019 às 15h26
Secretário Jaime Verruck, Ministra Tereza Cristina e ministros da China, Russia, Índia e África do Sul. (Portal da Educativa/Kemila Pellin)

Nesta quarta-feira (25), teve início a 9ª reunião anual de Ministros de Agricultura do Brics, grupo de países integrado pelo Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul, no Observatório Socioambiental EcoSesi Bonito e, segundo o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, será uma oportunidade de divulgar Mato Grosso do Sul mundialmente.

O secretário também destacou a importância econômica do evento, que une os principais parceiros comerciais do Brasil para debater a inovação tecnológica na agropecuária no contexto de aumento da população mundial e da demanda por alimentos.  “São os principais países do mundo produtores na área agrícola. Temos a China que é o principal país parceiro comercial de Mato Grosso do Sul, mais de 50% das nossas exportações vão para lá. A Índia com grande potencial de consumo no futuro, a África do Sul, a Rússia, que é um grande pleito. Então esses países, no âmbito da agricultura, representam o maior potencial, tanto de produção como de consumo agrícola do país”.

Após a reunião oficial, que está sendo realizada a portas fechadas, a ministra do Brasil, Tereza Cristina, concede entrevista coletiva e depois todos seguem para uma atividade de flutuação no Aquário Natural. Na quinta-feira (26), os ministros visitam a Fazenda Ceita Corê, onde conhecerão os diferentes tipos de atividades mencionadas pelo secretário e encerram o evento com assinatura da Declaração Conjunta, que trata sobre as políticas agrícolas dos cinco países no âmbito mundial.

Brics

Formado pelos cinco países, Brics é atualmente presidido pelo Brasil, o que nos coloca como responsáveis por coordenar as atividades, apresentar iniciativas de cooperação e organizar os encontros anuais. Essa é a segunda vez que o encontro da cúpula será realizado no país, desde que eles começaram a se reunir, em 2009.

O grupo busca novas áreas de cooperação, sempre tendo presente a necessidade de obter benefícios palpáveis para as cinco nações. Para o Brasil, as áreas de saúde, ciência, tecnologia e inovação, economia digital e cooperação no combate ao crime transnacional são apontadas como prioritárias.

Em Bonito, será discutida uma proposta com 27 parágrafos, tratando de diversos temas, como a inovação e o princípio científico, que é a oposição do princípio da precaução. A expectativa é que o encontro de setembro sirva para que se dedique um pouco mais de tempo às questões bilaterais, já que os países reunidos têm realidades muito heterogêneas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Política
VER TODAS EM POLÍTICA
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.