Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Março de 2024
Geral

Rios de Bonito são diferenciados e precisam de tratamento diferenciado, diz Promotor Luciano Loubet

O auditório da OAB/MS, em Campo Grande (MS), sediou na última segunda-feira (6) o evento “Bonito em debate - Uma análise sobre o assoreamento dos rios de Bonito”.

Carla Layane
Em 07 de Maio de 2019 às 08h25
(Divulgação)
Grande volume de chuvas que atingem a região costuma acontecer de 1 a 3 vezes por ano e causam a transformação das águas dos rios, deixando-as turvas. Porém, de uns anos para cá, até chuvas não tão volumosas tem mudado a transparência das águas. O tempo para voltar ao normal, cristalinas como o mundo conhece, tem demorado mais O Juiz Titular da 2ª Promotoria de Justiça de Bonito, Alexandre Estuqui Jr; o Promotor de Justiça na Comarca de Bonito, Luciano Furtado Loubet, que desenvolve Projeto ‘Formoso Vivo’; e o Professor Raphael Chaia, Pós-Graduado em Direito Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Local, área que faz Doutorado foram os palestrantes. Na apresentação foram citados os problemas da região como a falta de zoneamento e problemas estruturais; e também apresentadas medidas para minimizar os problemas como a manutenção e recuperação das Matas Ciliares; Conservação de Solo nas estradas e propriedades; Distanciamento da área de agricultura mecanizada; Manutenção das áreas úmidas (brejos) que servem de filtro e regulamentação do uso do solo para atividades que não aumentam os problemas. Loubet atuou em Bonito por 13 anos. Ele revelou que a situação ocorre há muito tempo e se nada for feito os rios da região sofrerão mudanças drásticas. "Os rios de Bonito e Jardim são diferenciados e tem que ser tratado de forma diferenciada", diz. Já o promotor de Bonito, Alexandre Estuqui Jr. revelou ao público: "Vocês não tem ideia do que acontece quando chove em Bonito. Essa audiência é uma oportunidade para mostrarmos a realidade do nosso dia a dia". Moradores de Bonito participaram da audiência. Entre eles Fernanda Reverdito, do Fórum de Cultura de Bonito e integrante do Grupo "Unidos Conservamos", iniciativa que visa a preservação dos rios da região. "O debate foi muito bom principalmente, pela palestra de nossos promotores, Alexandre e Luciano com profundo conhecimento sobre nossa causa. Importantíssimo também o número expressivo de pessoas de Bonito e de outros lugares do estado.  Acredito, em uma forma muito positiva, que a força da sociedade civil organizada que luta por seu patrimônio atingirá os objetivos". Novo encontro O desembargador Alexandre Bastos vai reunir, no Fórum de Bonito, a promotoria e denunciados por dano ambiental. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS) marcou para o dia  23 de maio audiência pública para tentar a conciliação dos fazendeiros e do Ministério Público do Estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Geral
Em 20 de Outubro de 2022 às 16h38
Além do retrato do famoso bruxo de óculos redondos, serão lançadas outras três peças: o trem Hogwarts Express, o professor Albus Dumbledore e a escola de magia e bruxaria de Hogwarts.
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.