Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Abril de 2024
Geral

Reforços do DF se despedem do Pantanal após baixa em focos de incêndio

Chegaram a ser registrados 700 focos de incêndio em um dia durante o mês de setembro e combate ao fogo precisou de reforço, agora os focos estão sendo de 4 ao dia.

Com informações de Campo Grande News
Em 01 de Outubro de 2019 às 14h28
O pelotão com 34 bombeiros do Distrito Federal se despediu, nesta terça-feira, de Mato Grosso do Sul. (Unidos Conservamos)

Nesta terça-feira (01), os 34 bombeiros encaminhados pelo governo do Distrito Federal para ajudar no combate ao fogo no Pantanal, se despediram de Mato Grosso do Sul. Depois de registrar cerca 700 focos de incêndio por dia, durante os meses de agosto e setembro, as equipes de segurança do Estado controlam apenas quatro focos ainda existentes na região de Corumbá.

Conforme o governador Reinaldo Azambuja, as equipes deixam o Estado em situação de controle das chamas, ocasionado pela ação de bombeiros, mas também pela chuva registrada na semana passada. “Isto nos gera certa preocupação, principalmente aos bombeiros, mas há uma vigilância e agora é esperar com que as chuvas retornem ao normal”, alertou. O último inverno foi o mais seco dos últimos 12 anos.

Os incêndios no Pantanal começaram a preocupar no final de agosto, embora o longo período de estiagem já estivesse previsto desde o início de 2019. Com o aumento desenfreado dos focos em menos de uma semana, já em setembro, o governo foi obrigado a tomar medidas mais eficazes, decretando situação de emergência. O Refúgio Ecológico Caiman, no município de Miranda, foi uma das áreas cujo ecossistema foi altamente danificado pelo fogo.

Estrutura de combate ao fogo também foi encaminhada com o efetivo. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Joilson Alves do Amaral, o empréstimo de viaturas e aeronaves foram essenciais no controle de incêndios. “No Pantanal, nem todo caminho dá acesso aos focos e precisaria fazer percurso. Isto levaria muito mais tempo e o fogo teria uma propagação muito maior”, relembrou.

O governador relembrou que o efetivo foi disponibilizado ao Estado, mesmo com uma área no Distrito Federal em chamas. Conforme o tenente-coronel Domingos Márcio Ferreira da Silva, da Capital Federal, a corporação tem mais de 20 anos de experiência no combate a incêndios florestais.

A despedida da corporação foi realizada em solenidade no Parque das Nações Indígenas. As equipes ficaram cerca de 11 dias na região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Geral
Em 20 de Outubro de 2022 às 16h38
Além do retrato do famoso bruxo de óculos redondos, serão lançadas outras três peças: o trem Hogwarts Express, o professor Albus Dumbledore e a escola de magia e bruxaria de Hogwarts.
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.