Bonito, Mato Grosso do Sul - 26 de Abril de 2024
Geral

Governo do Estado pede apoio aéreo para combater queimadas e decreta estado de emergência em Bonito, Pantanal e Serra da Bodoquena

O decreto engloba, ainda, Aquidauana, Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Ladário, Miranda e Porto Murtinho.

Com informações de Governo do Estado de MS - Ketlen da Silva
Em 12 de Setembro de 2019 às 17h16
Em imagem de satélite, divulgada pela Nasa, é possível ver a fumaça, originária das queimadas, do espaço. (Divulgação/Nasa)

Nesta quarta-feira (11), o Governo de Mato Grosso do Sul oficializou o pedido de apoio aéreo ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) para combate aos incêndios florestais na região do Pantanal e arredores e na Serra da Bodoquena, onde ocorre a maioria dos focos de calor registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A solicitação antecipa o apoio operacional do Governo Federal que será garantido com o decreto de situação de emergência assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e divulgado nesta quinta-feira (12) no Diário Oficial, onde contempla parte das áreas rurais dos municípios de Aquidauana, Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Corumbá, Ladário, Bonito, Miranda, Porto Murtinho e Bodoquena que estão sendo atingidas pela propagação do fogo sem controle.

Segundo o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), mais de 1 milhão de hectares foram atingidos pelas queimadas entre os meses de agosto e setembro, sendo que a maior parte desse número foi no Pantanal e na Serra da Bodoquena. A medida de situação de emergência procura garantir os recursos e apoio do Governo Federal para garantir uma resposta urgente ao controle dos incêndios florestais em áreas legalmente e ilegalmente preservadas, com base nos indicadores estatísticos do órgão.

Consta no decreto que o mês de setembro é considerado como o mais crítico para a ocorrência de incêndios florestais devido a prolongada estiagem, a baixa umidade do ar e alertas de ondas de calor para o Estado com alto risco à população e o aumento expressivo de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, por causa das doenças relacionadas à qualidade do ar, aumentando os pacientes com problemas respiratórios.

A situação de emergência vigorará pelo período de 180 dias e autoriza a mobilização de todos os órgãos da estrutura administrativa do Governo do Estado, sob a coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MS) nas ações de resposta ao desastre, reabilitação e reconstrução do cenário afetado pelas queimadas. A autorização da convocação de voluntários para reforçar estas ações e para a realização de campanhas de arrecadação de recursos perante a comunidade com o objetivo de facilitar o atendimento à população afetada também está incluso na medida.

Rota do fogo

Ainda na quarta-feira, um sobrevoo com duração de seis horas, realizado por militares do Corpo de Bombeiros, revelou a extensão e gravidade dos focos de incêndios na região do Pantanal, abrangendo os municípios de Aquidauana, Miranda e Corumbá.

A visualização aérea vai permitir uma ação planejada da Defesa Civil do Estado e das brigadas de combate ao fogo e o emprego de novos equipamentos. Em um momento, a aeronave teve que operar por instrumento devido à grande quantidade de fumaça, sendo possível analisar que a situação é crítica na região.

Foi compreendido oito pontos de focos incluindo as rotas: Serra da Boa Sentença, Alto Rio Negro, Parque Estadual do Rio Negro, Parque Estadual Touro Morto, Fazenda Caiman, Fazenda Santa Rita (Bodoquena), Aldeia Água Branca e o Pantanal de Corumbá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Geral
Em 20 de Outubro de 2022 às 16h38
Além do retrato do famoso bruxo de óculos redondos, serão lançadas outras três peças: o trem Hogwarts Express, o professor Albus Dumbledore e a escola de magia e bruxaria de Hogwarts.
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.