Bonito, Mato Grosso do Sul - 25 de Abril de 2024
Agronegócio

Gestores de Bonito e região discutem desenvolvimento sustentável com representante do governo de MS

Representantes do Governo de Mato Grosso do Sul e dos municípios de Bonito, Jardim e Bodoquena reuniram-se nesta semana, em Bonito, para debater sobre as atividades realizadas a fim de proteger os rios da região.

Informações Semagro
Em 17 de Maio de 2019 às 09h09
(Divulgação/Semagro)
Os Prefeitos de Bonito Odilson Arruda, de Jardim, Guilherme Monteiro, juntamente com os secretários municipais Edmundo Dineli Costa Junior (Meio ambiente/ Bonito), Augusto Barbosa Mariano (Indústria, Turismo e Comércio/ Bonito), Antônio Piaser (Meio Ambiente/ Jardim), Olavo Junior (Desenvolvimento Econômico/ Jardim) e Danilo Ângelo dos Santos (Meio Ambiente/ Bodoquena) e ainda o Vereador Gláucio Cabrera (Jardim) debateram com o Superintendente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO), Rogério Beretta, o Coordenador de Agricultura Fernando Nascimento e o Coordenador Regional da Agesul, Mano Escobar, onde puderam conferir as ações mais recentes do Governo direcionadas a solução desta demanda, citando as diversas visitas técnicas e alterações de normas e regras vigentes. Beretta iniciou falando das alterações realizadas pelo Decreto Estadual 15.197 que passou a exigir a apresentação de projeto técnico para manejo e conservação do solo e água a todos proprietários rurais que realizarem ações de mecanização de solo, tais como: aração, gradagem e subsolagem– para implantação de lavouras e renovação ou recuperação de pastagens, na região dos Rios da Prata e do Formoso, onde a implantação do projeto elaborado por profissionais competentes. Do Decreto, Beretta destacou o projeto técnico para obtenção da declaração ambiental, tem novas exigências. Aos interessados em realizar ações de mecanização de solo, com vistas a renovação ou recuperação de pastagens, implantação de lavouras perenes ou temporárias, e ainda outras atividades de movimentação de solo, a exemplo de confinamento; loteamento rural e estradas, fica implícito que haverá investimento no solo, com seu revolvimento. A não apresentação do projeto técnico ensejará o embargo da área que sofreu intervenção, pelo IMASUL, e a área só será liberada após a emissão da Declaração Ambiental, pelo mesmo órgão. O Projeto Técnico deverá estar integrado aos carreadores, às estradas através de bigodes, lombadas, caixas dissipadoras de energia, tendo ainda que indicar áreas de contribuições lindeiras à montante, sejam estradas ou propriedades, que possam comprometer o sistema projetado. Protocolizado no IMASUL, no mínimo, com 180 dias da execução, o projeto será encaminhado à Câmara Técnica de Conservação de Solo e Água, prevendo a manutenção das práticas projetadas. Tanto os prefeitos quanto os secretários municipais tiveram a oportunidade de contribuir com o debate que resultou na decisão pela realização de ações conjuntas dos gestores dos municípios e a Agesul, para os próximos meses, quando acontece a redução de ocorrência de chuvas. Também ficou acordada a realização de um curso de adequação de estradas rurais para operadores e gerentes para trabalhadores dos municípios participantes do encontro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Agronegócio
Em 21 de Outubro de 2021 às 08h10
No terceiro trimestre do ano, Mato Grosso do Sul exportou o equivalente a US$ 1,814 milhão.
VER TODAS EM AGRONEGÓCIO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.