Bonito, Mato Grosso do Sul - 29 de Março de 2024
Educação

Escolas de Bonito participam da Olimpíada de Língua Portuguesa

Neste ano, a Olimpíada de Língua Portuguesa reforça a valorização da interação de crianças e jovens com seu território, trazendo o tema "O lugar onde vivo".

Com informações de Prefeitura de Bonito - Ketlen da Silva
Em 19 de Setembro de 2019 às 13h51
(Divulgação/Prefeitura de Bonito)

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, organizado por iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

Em Bonito, oito escolas públicas se inscreveram para participar da competição.

Os professores que estejam lecionando para alunos de escolas da rede pública matriculados nos seguintes anos escolares: 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental (inclusive classes de aceleração que atendem alunos com defasagem entre idade e série), e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio podem participar da Olimpíada.

Em 2019, a Olimpíada de Língua Portuguesa reforça a valorização da interação de crianças e jovens com seu território, trazendo o tema "O lugar onde vivo", que possibilita aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

O prazo para encaminhamento dos textos encerrou-se no dia 19 de agosto e os participantes concorrem em cinco categorias: poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião.

O concurso é composto por etapas municipal, estadual, regional e nacional. Na etapa nacional, serão selecionados 32 estudantes.

Etapa Municipal

A etapa municipal da olimpíada consistiu na seleção do texto do aluno semifinalista, feita pela Comissão Julgadora Escolar (CJE), organizada pelos diretores de cada escola.

Cada escola escolheu apenas um texto por categoria e/ou um vídeo no caso do gênero, segundo os critérios de seleção indicados no Regulamento. Os trabalhos escolhidos foram postados no portal https://www.escrevendoofuturo.org.br/ para apreciação da Comissão Julgadora Municipal (CJM), de responsabilidade da Secretaria de Educação Municipal.

A comissão municipal foi formada pela professora Maria do Carmo Drummond (representando a UFMS), pela professora formada em Letras, Leonie Ozelame (sem vínculo com as escolas municipais participantes) e pelos representantes da comunidade Raphael Cecco Baloti Rosa, formado em História, que selecionaram os trabalhos de acordo com os critérios do regulamento.

Os textos e documentários selecionados participarão da etapa estadual.

Trabalhos selecionados

Oito escolas públicas de Bonito, com 23 professores inscritos, participaram da Etapa Municipal, com inscrições em 41 categorias.

 

BCG – 7 professores inscritos com 3 crônicas, 3 documentários, 2 artigos de opinião e 2 memórias literárias; EM João Alves da Nóbrega – 2 professores inscritos com 2 poemas; EM João Aves de Arruda (Polo) – 1 professor inscrito com 1 poema; EM Manoel Inácio de Farias - 3 professores inscritos com 3 poemas; EM Durvalina Dorneles Teixeira – 4 professores inscritos com 2 memórias literárias, 1 crônica e 1 poema; EM Professora Izaura Pinto Guimarães – 3 professores inscritos com 3 poemas; EMR Águas do Miranda – 2 professores inscritos com 1 poema, 2 memórias literárias, 1 crônica e 1 artigo de opinião; EMR Ozório Jacques – 3 professores inscritos com 1 poema, 1 crônica e 1 texto de memórias literárias.

 

 

 

 

 

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Educação
VER TODAS EM EDUCAÇÃO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.