Bonito, Mato Grosso do Sul - 29 de Março de 2024
Educação

Curso Técnico de Hospedagem leva a oportunidade do primeiro emprego em Bonito

A segunda turma que se formará em 2019 já se encontra com alunos prestando serviço nos atrativos turísticos e serviços da região.

Ketlen da Silva
Em 05 de Setembro de 2019 às 16h28
A visita técnica ao Restaurante Casa do João fez parte da disciplina de Alimentos e Bebidas. (Divulgação/EE Bonifácio Camargo Gomes)

Em 2017, teve início o curso Médio Técnico de Hospedagem da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, localizada em Bonito. Este ano, já se encontra com a sua segunda turma e vem adquirindo cada vez mais maturidade, disponibilizando ao município de Bonito uma demanda necessária de profissionais que podem atuar não apenas no setor da Hospedagem, mas em toda a dinâmica do turismo, que é muito importante para o crescimento econômico da região.

O curso Médio Técnico é concomitante ao Ensino Médio e está disponível para os alunos que estão cursando os últimos dois anos. O projeto é uma parceria com o Governo Federal e está sendo aguardada a liberação de novas turmas para iniciarem em 2020.

As aulas são dadas por professores atuantes no Turismo de Bonito e que proporcionaram, ao longo de todo o período, atividades práticas e teóricas com a finalidade de preparar os alunos para o mercado de trabalho. Ao decorrer das aulas, foram desenvolvidos projetos de Iniciação Científica, palestras com profissionais da área, visitas técnicas a hotéis, hostels, Pousadas, campings, restaurantes e atrativos turísticos da região.

As visitas já foram realizadas na Casa do Vidro, no Recanto Ecológico Rio da Prata, no Bonito Ecological Hi Hostel e no restaurante Casa do João, que são importantes pontos turísticos da região. Neste ano, foi possível realizar uma coletânea de seis relatórios científicos sobre as perspectivas dos jovens da rede estadual de educação do município para a 20ª edição do Festival de Inverno e com o engajamento dos alunos do curso, foi possível entrevistar 921 estudantes das Escolas Estaduais Luiz da Costa Falcão e Bonifácio Camargo Gomes em três áreas de interesse, sendo elas música, teatro e oficina.

Entre as disciplinas ensinadas estão Serviço de Sala, Bar e Bebidas, Empreendedorismo, Gestão Ambiental, Meios de Hospedagem, Recepção e Reservas e Alimentos e Bebidas.

Em 2018, 11 alunos se formaram e, atualmente, seis deles já estão atuando diretamente no setor, seja em recepção de hotéis da cidade ou nos setores administrativos, como também há alunos que saíram de Bonito e estão cursando uma faculdade na área em outras cidades. Na turma atual, que se formará neste ano, nove alunos já estão realizando estágio e prestando serviços na cidade turística e a procura de empresas para contratação desta mão de obra técnica, que está sendo formada, está aumentando cada vez mais, o que ajuda a incentivar o ingresso de jovens para o primeiro emprego no mercado de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Educação
VER TODAS EM EDUCAÇÃO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.