Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Março de 2024
Turismo

Cenário em rio de Bonito sofre alteração; veja o antes e o depois

Fortes chuvas que atingiram o destino de ecoturismo em 2017 e 2018, modificaram por completo o cenário de trecho do rio Formoso.

Carla Layane
Em 21 de Agosto de 2019 às 16h57
Mesmo local, porém com aspectos tão diferentes. (Imagens Junior Barbosa)
Imagens divulgadas do mesmo local do Rio Formoso, em Bonito (MS), impressionam pela alteração no cenário. Em 2017 o destino de ecoturismo brasileiro registrou mais de 150 mm de chuva em menos 36 horas e em 2018, choveu mais de 200 mm em 12 horas. Com isso, duas barragens de tufa calcária localizadas entre o atrativo Bonito Aventura e a propriedade rural de Junior Barbosa, estouraram por estarem logo abaixo do aterro da MS 178. O que ficou pode ser visto na foto feita na última quarta-feira (21), compartilhada por Junior Barbosa Integrante do Grupo Unidos Conservamos, iniciativa criada em prol a preservação dos rios da região, Junior clama por ajuda. "Esperamos apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Secretaria de Turismo e Imasul", diz.  "Ainda não sabemos ao certo como reparar os danos e se realmente esta é a melhor opção. Já iniciamos tratativas com o IMASUL e com o Ministério Público em busca da melhor solução, caso haja alguma intervenção possível", revelou Edmundo Dineli, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Bonito, ao Bonito Notícias. "Atualmente, o rio Formoso que mantém a baixa turbidez, em parte, pelo predomínio de remansos separados por essas barragens de tufa, sofre naquele ponto um escoamento muito turbulento que está solapando a barranca e aumentando a turbidez do rio, prejudicando toda a atividade turística daquele ponto à juzante", diz Pedro Hardt Araújo, guia de turismo e também integrante do Grupo Unidos Conservamos.  Acrescenta ainda que "esse cenário ocorreu porque não foi devidamente considerado as tufas logo abaixo da canalização de vazão abaixo da ponte do aterro da MS 178, de maneira que toda vez que tivesse enchente a vazão ali seria muito maior do que o normal". Pedro ressalta também que o período de seca é ideal para a realização de intervenções no local. "Faz-se urgente esta intervenção visto tratar-se da época de menor vazão dos rios, o que facilita ou viabiliza os reparos necessários". 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.