Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Abril de 2024
Geral

Bombeiros do DF se encaminham para MS para auxiliar nas queimadas

O pelotão com 34 bombeiros, juntamente com 5 veículos e um avião, devem chegar até às 22:00 em Campo Grande

Com informações de G1
Em 19 de Setembro de 2019 às 16h31
O pelotão com 34 bombeiros do Distrito Federal chega nesta quinta-feira para auxiliar nas queimadas. (Unidos Conservamos)

Nesta quinta-feira (19), o Governo do Estado garantiu reforço operacional para combater os incêndios florestais, que se alastram pelo Pantanal e Cerrado, com o apoio do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, que enviará uma aeronave e 34 militares para atuarem nas regiões críticas.

Os recursos financeiros para a operação aérea também foram garantidos e a ação deve começar na sexta-feira (20), com a liberação imediata autorizada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, vinculada ao Ministério de Desenvolvimento Regional. A aeronave do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal é um Air Tractor, modelo AT-802F, fabricado nos Estados Unidos, com autonomia de 4 horas e capacidade para transportar até 3,1 mil litros de água.

Previsão de chuvas

Nesta terça-feira (17), os focos de calor somaram 373 em Mato Grosso do Sul, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Corumbá liderou com 152 (40%), vindo a seguir Aquidauana, com 63 (17%); Porto Murtinho, 42 (11,3%); e Miranda (17 (4,6%). O Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec) informou que a expectativa de chuvas para o Estado, no período de 25 de setembro a 3 de outubro, é de 20 milímetros.

Participaram da reunião da Sala de Situação Integrada: tenente-coronel bombeiro Fábio Catarinelli, coordenador estadual de Defesa Civil; tenente-coronel bombeiro Waldemir Moreira, chefe do Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel bombeiro e piloto Luis Fernando Rolon, subtenente Ataíde Moreira, da Polícia Militar Ambiental, Franciane Rodrigues, coordenadora do Cemtec e Leonardo Palma, do Imasul.

O pelotão brasiliense embarcou por volta das 7:30 desta quinta-feira em um ônibus com destino a Mato Grosso do Sul, onde vão ajudar no combate aos incêndios florestais que estão atingindo o estado. A previsão é que a unidade chegue a Campo Grande, após percorrer cerca de 1.050 quilômetros de distância, por volta das 22:00.

O envio dos militares do Distrito Federal atende um pedido feito pelo governo de Mato Grosso do Sul, a secretaria nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional, logo após o estado decretar situação de emergência. Mais de 1 milhão de hectares já foi destruído pelos incêndios, que atingem principalmente o Pantanal e a Serra da Bodoquena.

Além do efetivo, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal também está encaminhando ao estado para ajudar no combate aos incêndios, cinco veículos, sendo três caminhonetes, um caminhão para acesso as áreas mais difíceis e um ônibus para o transporte dos militares.

Também está enviando uma aeronave tipo Air Tractor, com autonomia de 5 horas de voo e capacidade para despejar até 3.100 litros de água nas áreas que estão sendo atingidas por incêndios. O avião deve chegar ao estado nesta sexta-feira (20), quando os militares dos bombeiros serão encaminhados para as áreas mais críticas, como a fazenda Caiman, em Miranda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Geral
Em 20 de Outubro de 2022 às 16h38
Além do retrato do famoso bruxo de óculos redondos, serão lançadas outras três peças: o trem Hogwarts Express, o professor Albus Dumbledore e a escola de magia e bruxaria de Hogwarts.
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.