Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Março de 2024
Eventos

Agrofloresta é tema de curso em atrativo turístico de Jardim

O Recanto Ecológico Rio da Prata, passeio de trilha e flutuação localizado em Jardim (MS), sediou nos dias 11 e 12 de novembro o Curso Agrofloresta – Práticas, Princípios e Processos, ministrado por João Gilberto e Antônio Gomides da MAIS Agrofloresta.

Carla Layane
Em 15 de Novembro de 2019 às 08h05

O sistema agroflorestal é um conjunto de formas de uso e manejo da terra inspirados no funcionamento da natureza, capaz de promover benefícios econômicos e ecológicos ao combinar o cultivo de árvores frutíferas e madeireiras com espécies agrícolas, que podem ser integradas à criação de animais. São modelos de exploração dos solos que mais se aproximam ecologicamente da floresta natural. “Viemos no Recanto Ecológico Rio da Prata para fazer, em forma de curso, trabalho em agrofloresta para que esse conhecimento possa chegar a todas as pessoas. Temos um espaço onde pode ser produzidos alimentos em abundância na floresta e plantamos hortaliças, frutíferas e madeira. Isso vai dar um aporte para as pessoas se alimentarem de uma forma mais ecológica e assim também servir para os animais que visitam o lugar. Este é um trabalho que beneficia a todos”, disse João Gilberto, engenheiro florestal, instrutor da capacitação. Durante dois dias João Gilberto e Antônio Gomides demonstraram como organizar e preparar o local e o solo onde o SAF foi implantado e realizaram o plantio de xixá (conhecido também como manduvi do pantanal), beterraba, milho, girassol, quiabo, mamão, abóbora, abacaxi, mandioca, limão, laranja, banana, eucalipto e realizado também uma muvuca (mistura de sementes) com aproximadamente 20 espécies de árvores. O curso contou com a participação dos colaboradores do atrativo, da Estância Mimosa, passeio de trilha e cachoeiras em Bonito (MS) e também dos guias de turismo da região: Valdemir Martins, Carmen, Valdenir, Helen, Muller e esposa e também do instrutor de mergulho João Gomes. Para Martins, o evento foi extremamente importante. “É uma oportunidade de aprender um pouco sobre o sistema agroflorestal para que possamos replicar e fazer com que as futuras gerações entendam o quão importante é a convivência do ser humano com a floresta”. Veja aqui o depoimento! Thyago Sabino, gerente da Estância Mimosa, ressaltou a importância de profissionalizar as práticas ambientais desenvolvidas nos atrativos do Grupo Rio da Prata. “Integrar um SAF dentro do atrativo, além do benefício enorme para o meio ambiente, é uma prática que deve ser muito disseminada, inclusive para os visitantes para que possam compreender que nossa atividade vai além de um passeio na mata. Nosso conceito é sempre que essas práticas tragam benefícios e agreguem valores à experiência que desejamos proporcionar”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Eventos
Em 17 de Outubro de 2022 às 15h47
Comunicado da banda diz que vocalista está lidando com 'hemorragia nas cordas vocais e um nódulo desde a última etapa da turnê' e um problema 'bastante sério' no joelho.
Em 05 de Setembro de 2022 às 15h21
VER TODAS EM EVENTOS
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.